No dia 31 de outubro, como provavelmente todo mundo sabe, se comemora o Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween. A tradição da celebração da data é muito forte em países como os Estados Unidos, Irlanda e Canadá. O dia das bruxas tem origem no povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos.

Nos países em que a comemoração dessa data é forte, as pessoas se fantasiam de monstros e coisas assustadoras. E as crianças batem de porta em porta pedindo doces e guloseimas às pessoas. Aqueles que não os dão, costumam ser vítimas de algumas "travessuras".

O curioso é que não existe uma explicação sobre em que momento as fantasias surgiram. Assim como a própria celebração em si. Acredita-se que a tradição de se fantasiar tenha surgido como resultado de uma mistura de costumes de várias partes do mundo.

Halloween

Publicidade
continue a leitura

De acordo com alguns historiadores, a origem para o costume pode ter alguma base no festival celta Samhain. Sendo este celebrado entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. O festival celta marca o início oficial do inverno. A estação era chamada por eles de a "estação das trevas". Segundo a Enciclopédia Britânica, durante o Samhain, "acreditava-se que o mundo dos deuses se tornava visível à humanidade".

Por isso, os celtas acreditavam que, durante esse período, eles podiam ser vítimas de algumas brincadeiras feitas pelas divindades que eles cultuavam. Dessa forma, muitas pessoas que participavam do Samhain se "disfarçavam" de animais e bestas. Faziam isso para se proteger de espíritos.

E foi no século XX, que as fantasias de halloween atingiram sua popularidade. Supostamente, a tradição foi impulsionada graças a dois empreendedores de Nova York, Ben e Nat Cooper. Eles fundaram a Ben Cooper Inc., uma empresa que produzia fantasias inspirados na cultura pop a baixo custo.

Assim, milhares de crianças, e até adultos, puderam realizar seus sonhos de, ao menos em uma noite, se transformarem nos personagens de quadrinhos e da televisão que eles tanto amavam.

Publicidade
continue a leitura

A tradição se mantém até hoje e por mais que crianças não saiam nas ruas pedindo doces, festas onde as pessoas se fantasiam não faltam ao redor do mundo. E a data também é marcada por todo um misticismo.

Fenômeno

Publicidade
continue a leitura

Nesse ano, no dia 31 de outubro o halloween será mais especial ainda. Isso porque no céu terá uma lua azul. O fenômeno da "Blue Moon" tem duas definições.  A lua azul sazonal é a terceira ou quarta lua cheia em uma temporada entre o solstício e equinócio. E a lua azul mensal é a segunda lua cheia em um mesmo mês.

As luas cheias são separadas por um período de 29 dias. O que faz com que seja bem raro elas aparecerem no mesmo mês. Mas outubro desse ano é um mês especial. Ele vai ter uma lua cheia no dia primeiro e outra no dia 31, o dia do halloween.

Segundo o site especializado "Time and Date", entre os anos 1550 e 2650 é esperado que aconteça 456 luas azuis. Esse fenômeno acontece a cada dois ou três anos. E as luas azuis mensais são mais frequentes do que as sazonais.

E foi essa baixa frequência de acontecimento que originou um ditado nos Estados Unidos que é "once in a blue moon", que traduzido é "somente na lua azul". O ditado é usado para descrever uma coisa que acontece muito raramente.

Publicado em: 17/08/20 16h56