Ciência e Tecnologia

O maior asteroide a chegar perto da Terra passará por nós nessa sexta-feira

0

Objetos que passam perto da Terra, no espaço, são percebidos com frequência na história do nosso planeta. Aqui mesmo nós já mostramos um asteroide que passou muito perto da Terra e os cientistas só descobriram três dias depois e porquê um asteroide pode atingir a Terra sem os cientistas conseguirem prever.

Agora, a passagem é prevista e não seremos atingidos, mas a pedra espacial que vai passar pelo nosso planeta no dia 1 de setembro é uma verdadeira gigante.

Chamado de Florence, o imenso asteroide está sendo considerado o maior objeto a passar tão próximo da Terra, ao menos desde que a NASA decidiu começar a manter registros desse tipo em seus arquivos. A boa notícia é que os especialistas não acreditam que o corpo espacial possa representar alguma ameaça, ao menos por enquanto.

Apesar da passagem de asteroides com tamanho de ônibus ou casas passarem com frequência pela Terra, Florence ainda é maior do que todos esses conhecidos.

O asteroide, nomeado em homenagem a Florence Nightingale, mede cerca da 4,3 quilômetros, o que o torna capaz de ser um verdadeiro destruidor de mundos. Poderia ser assustador, mas as previsões de especialistas garantem que estamos seguros.

Quando Florence fizer sua passagem, em 1 de setembro, estará a uma distância de cerca de 7 milhões de quilômetros, o que é cerca de 18 vezes a distância entre o nosso planeta a lua. Apesar de parecer muito longe, o espaço é considerado perto para permitir que a NASA e astrônomos do mundo inteiro realizem observações do asteroide colossal.

Mesmo com a proximidade, o asteroide não será visível a olho nu, mas pode ser acompanhado por telescópios amadores já no fim de agosto durante a passagem mais próxima à Terra desde 1890.

A NASA também previu os movimentos futuros do asteroide Florence e, considerando que os cálculos estão corretos (o que nós vamos considerar, já que estamos falando da NASA) e ele não deverá passar tão perto assim da Terra por séculos. Na verdade, o asteroide só vai chegar perto de nosso planeta novamente depois do ano 2500, então talvez essa chance seja mesmo única.

Dentre os asteroides que passaram próximo da Terra e foram considerados como perigosos em potencial, Florence é o maior de todos. A lista de outros grandes asteroides incluem o 1999 JM8 (7 km), 4183 Cuno (5,6 km) e 3200 Phaeton (5,1 km). Entre todos eles, Florence também o mais brilhante, o que ajuda na hora da observação por binóculos e telescópios menores.

Com um tamanho de cerca da metade da altura do Monte Everest, o Florence deve ficar mais próximo da Terra às 9h06 da manhã do dia 1 de setembro de 2017 (horário de Brasília), mas observadores amadores podem conseguir visualizar a rocha algumas noites antes disso, caso realizem o acompanhamento da posição do asteroide.

O asteroide Florence foi descoberto por Schelte “Bobby” Bus no Obersbatório Siding Spring, na Austrália, em março de 1981. Ele foi nomeado em homenagem a Florence Nightingale (1820-1910), fundador da enfermagem moderna.

Gostou da informação? Agora é só preparar os objetos de observação e ficar de prontidão nas noites do fim de agosto para acompanhar o asteroide gigante. Não deixe de comentar com a gente o que achou e compartilhar o texto com os seus contatos.

7 remédios caseiros que inacreditavelmente funcionam

Artigo anterior

É por isso que você nunca deve deixar uma garrafa de água no carro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido