• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O peixe amazônico assassino que pode se alojar em sua uretra

POR Leticia Rocha    EM Natureza      24/01/19 às 16h30

Um banho de rio é sempre uma ótima alternativa para os dias de calor. No entanto, é preciso seguir alguns cuidados mesmo nos momentos de lazer e estar sempre atento, para que o momento de diversão não se torne um pesadelo. Por que estamos falando isso? Por que o perigo está onde menos esperamos.

Um pequeno peixe e aparentemente inofensivo pode te causar mais problemas do que você imagina. O nome dele é candiru, um peixe de água doce e também conhecido como parasita. É justamente por isso que você precisa tomar cuidado.

Candiru, o peixe-vampiro

Esse pequeno peixe, muito semelhante a uma enguia, com cerca de 7 a 8 centímetros, pode parecer inofensivo. Mas não é. O peixe entra pela uretra ou ânus e se instala na região da genitália. O animal se alimenta de sangue e para isso causa pequenos cortes na região em que se instala.

A presença do animal pode causar hemorragias, infecções e em casos extremos, pode causar a morte. Geralmente, o candiru só é retirado mediante processo cirúrgico, que deve ser feito o quanto antes para que os danos não sejam maiores.

Como evitar o candiru?

Felizmente, são poucos os casos registrados anualmente em relação ao candiru. No entanto, é preciso estar sempre atento. A principal recomendação é que as pessoas evitem usar roupas de banho frouxas e que jamais urinem no rio. Dessa forma, fica mais difícil para o animal ter acesso a região em que se aloja.

Muitas pessoas pensam que a existência do animal não passa de mais uma lenda. Mas não é, o candiru é real e é muito comum na região da bacia amazônica. Tanto que por lá, o animal é mais temido do que a piranha. Por ter uma aparência bem discreta e ser tão pequeno, o peixe candiru desaparece na água e isso torna mais difícil fugir dele. Por isso, tome cuidado sempre que estiver em locais de água doce.

E você, já sabia da existência do peixe-vampiro? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que adoram um banho de rio!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+