• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o peixe abominável que pode comer 10 vezes o seu peso

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      06/09/18 às 15h08

Os peixes são seres aquáticos impressionantes, que são alimentos importantes e que muitas vezes podem ser mantidos como animais de estimação e expostos em aquários públicos. São quase sempre pacatos e nada agressivo, apesar de existirem aqueles que são mortais. Em algumas culturas eles também desempenharam papel de divindades e serviram como símbolos religiosos e temas de livros, arte e filmes.

Esse peixe em específico não é mítico, ou lenda urbana. Parece tão surreal quanto peixes que caçam animais terrestres, mas é tão verídico quanto. O Black Swallower é um peixe do mar profundo, assim como aqueles que vemos em filmes tipo Procurando Nemo. Ele não pode ser julgado pelo seu tamanho. Ele mede cerca de 10 centímetros, mas consegue engolir peixes maiores do que ele. Bem maiores, na verdade.

Espécie

Essa espécie também é conhecida como Chiasmodon niger, e o maior comprimento que esse peixe chegou e que é conhecido pelo homem é de 25 centímetros. Mas como já dito anteriormente, o pequeno tamanho do peixe não pode ser levado em consideração na hora em que ele se alimenta. Suas presas são conhecidas por teremo dobro do seu comprimento e até 10 vezes sua massa.

Em comparação com animais terrestres, ele é como uma jiboia. Ele engole toda sua presa. Esse animal é comum na América do Norte e vive muito abaixo da superfície dos oceanos, onde a regra é basicamente comer ou ser comido.

A família que ele pertence é a do Chiasmodontidae que são peixes-dente-de-cobra. Ele tem uma cabeça longa e sua cor é marrom escura. A mandíbula e o estômago do Black Swallower se expandem para que ele consiga acomodar sua comida. Sua aparência já é de causar medo. Peixes, assim como os animais terrestres, também intimidam pela sua aparência.

Alimentação

Os dentes desse peixe não servem para nada. As mandíbulas se unem lhe dando uma boa firmeza. O Black Swallower começa a capturar sua presa pela cauda. Ele a move com a sua mandíbula até que ela esteja completamente em seu estômago. O tecido do estômago fica quase transparente quando ele se expande para acomodar a presa.

Esse peixe nunca foi registrado por câmeras. Os cientistas souberam de sua existência porque, às vezes, ele se empolga e come um peixe muito maior que começa a se decompor antes que seja totalmente digerido. Isso faz com que o Black Swallower flutue até a superfície. É um caso de olho maior que a barriga que tem consequências severas.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+