Curiosidades

O que a geleira do ‘Juízo Final’ pode significar para o mundo?

0

As geleiras são muito importantes para a manutenção da vida humana, por mais que pareçam estar bem distante de nós. E, por isso, estudar cada geleira tem sido cada vez mais importante para a compreensão do aumento do nível do mar. Isso acaba por influenciar diretamente em inúmeras outras questões do nosso planeta.

Dentre as várias geleiras, a enorme geleira Thwaites, no oeste da Antártica, conhecida também como geleira do Juízo Final, tem gelo o suficiente para elevar o nível global do mar em 65 centímetros. O que pode resultar em um colapso total.

Além disso, o preocupante é que, de acordo com os estudos recentes, a estabilidade a longo prazo dessa geleira é duvidosa. Até porque, ela sofre cada vez mais hemorragias em seu gelo.

Geleira

FT

Como resultado de mais 65 centímetros nos níveis globais do mar, a costa sofreria uma mudança. Em comparação, aconteceu um aumento de 20 centímetros no nível do mar desde 1900. Essa quantidade já está forçando as comunidades costeiras a deixarem suas casas. Além de também agravar os problemas ambientais, como por exemplo, inundações, contaminação da água salgada e perda de habitat.

Nesse sentido, a preocupação que a geleira do Juízo Final causa é porque ela pode não ser a única geleira a desaparecer. Além do mais, se ela desaguasse no oceano isso poderia resultar em uma reação em cadeia regional, arrastando com ela outras geleiras por perto. Como resultado, o mar se elevaria vários metros.

Tudo isso aconteceria porque se considera as geleiras na Antártica Ocidental vulneráveis a um mecanismo chamado Instabilidade de Penhasco de Gelo Marinho ou MICI. Nele, o recuo do gelo expõe penhascos de gelo cada vez mais altos e instáveis que acabam desabando no oceano.

Nesse ínterim, acontecendo uma elevação no nível do mar de vários metros, isso inundaria várias das principais cidades do mundo. Dentre elas, Xangai, Nova York, Miami, Tóquio e Mumbai. Além disso, essa elevação também iria cobrir grandes extensões de terra nas regiões costeiras. Também engoliria grande parte das nações insulares de baixa altitude, como por exemplo,  Kiribati, Tuvalu e as Maldivas.

Derretimento

A geleira Thwaites é um rio de gelo congelado com cerca do tamanho da Grã-Bretanha. Ela já foi responsável pelo aumento de aproximadamente 4% do aumento global do nível do mar.

Desde 2000, a geleira teve uma perda líquida de mais de 100 bilhões de toneladas de gelo. Ademais, isso tem aumentado de forma contínua nas últimas três décadas. Em 30 anos, a velocidade do fluxo da geleira dobrou, o que significa que duas vezes mais gelo está sendo despejado no oceano do que foi na década de 1990.

O que contém a geleira de Thwaites é uma plataforma flutuante de gelo que restringe a geleira e faz com que ela flua de forma mais lenta. Contudo, os cientistas confirmaram, em um estudo recente, que essa plataforma de gelo está se desestabilizando de uma maneira rápida.

Atualmente, ela tem rachaduras que cruzam sua superfície. Portanto, ela pode entrar em colapso em dez anos, conforme disse Erin Pettit, uma glaciologista da Universidade Estadual de Oregon.

Esse estudo está de acordo com uma pesquisa publicada em 2020, que também observou o desenvolvimento de rachaduras e fendas na plataforma de gelo de Thwaites. Como resultado, ela está sendo enfraquecida estruturalmente.

Consequências

Giornal e pacifista

Portanto, se a plataforma de gelo de Thwaites desabar, isso seria o começo do fim para a geleira. Até porque, sem sua plataforma, a geleira iria descarregar todo o seu gelo no mar no decorrer das próximas décadas e séculos.

Como se não bastasse, essa plataforma de gelo que é a extensão flutuante da geleira Thwaites é apenas uma das várias que os cientistas estão observando no oeste da Antártica. Isso porque, várias plataformas de gelo que também retêm outras geleiras, como por exemplo a geleira de Pine Island, vizinha de Thwaites, estão sendo erodidas por conta do aumento da temperatura do oceano.

Como resultado, se essas plataformas de gelo recuarem significa que terá menos retenção das geleiras da Antártica Ocidental. Por sua vez, isso permitirá que elas acelerem e aumentem o nível global do mar.

Fonte: Science Alert

Imagens: YouTube, FT, Giornal e pacifista

Vômito de baleia é vendido por R$ 7,5 milhões

Matéria anterior

Histórias engraçadas do Tinder

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications