Curiosidades

O que acontece com o ser humano quando ele contrai a “raiva canina”?

0

A raiva é considerada umas das mais antigas doenças que já afetaram a humanidade, e apesar de atualmente já considerarmos que ela está “controlada”, devemos nos atentar aos seus sintomas e consequências. Mas afinal, o que é a Raiva?

Primeiramente precisamos entender que a Raiva é uma doença bastante séria, e também pode ser conhecida como “Rábia”. E não, não estamos falando do estado emocional que uma pessoa pode entrar em situações extremas, a raiva nesse caso é uma zoonose, ou seja, ela pode afetar animais e seres humanos e é causada por um vírus.

Para vocês terem uma ideia mais ampla da gravidade dessa doença, ainda hoje, (que já existe a vacina antirrábica) o número de mortos por ano em todo o mundo chega ao número de 55 mil vítimas.

1

Isso porque, ela é praticamente fatal, uma vez infectado, poucas são as chances do paciente sobreviver, e apenas 3 pessoas que não haviam sido vacinadas e contraíram a doença já sobreviveram.

A Raiva é uma doença bastante potente, e de uma certa forma, fascina os pesquisadores, pelas suas características atípicas e eficiência absurda quando o assunto é atacar o sistema nervoso e cerebral.

O contágio pode ocorrer de diversas formas, a mais comum delas, é através do contato com animais selvagens ou domésticos que estão infectados, eles podem transmitir o vírus através de sua saliva, e diferentemente do que muitos acreditam, não é preciso ser mordido pelo animal para ser contaminado, a própria lambida sobre alguma ferida no corpo também pode gerar a contaminação.

2

Ou seja, é bastante fácil para o vírus, se hospedar em alguém. Mas bom, vamos para o que nos interessa. Afinal, quais são os bizarros sintomas que esse vírus causa nos seres-humanos?

Então, o vírus pode muito rapidamente infectar o cérebro, causando inflamação nesse órgão, que gera dor de cabeça, dor no pescoço, febre, delírios, e problemas de respiração.

Agora o mais interessante, são os efeitos comportamentais que este bizarro vírus causa, como por exemplo os espasmos musculares incontroláveis que ocorrem, graças ao seu efeito sobre o sistema de coordenação de ação do cérebro. A dor também deixam a maioria das vítimas agressivas, e por isso a doença recebeu esse nome popular, a “raiva”.

3

Outro efeito bastante peculiar da doença, e que muitos interpretam da maneira errada é a hidrofobia, ou seja, o pavor ou medo de água, mas neste caso o paciente não passa a sentir medo dessa substancia liquida, mas o que realmente ocorre é o que chamamos de “Disfagia”, que é a dificuldade de engolir.

Confira abaixo, um vídeo recente (2007) que mostra exatamente como um paciente infectado pela Raiva, reage ao tentar engolir um pouco de água:

E caso você tenha se interessado pelos sintomas que um paciente é obrigado a enfrentar quando está contaminado, vai valer a pena conferir esse raro vídeo, que narra com detalhes o processo de agravamento desta doença, mas alertamos que o vídeo contém cenas fortes, e pode não ser indicado para pessoas sensíveis a esse tipo de conteúdo.

Lembrando vocês que essa não foi a primeira vez que falamos sobre doenças assustadoras aqui no site, confira também nossa matéria contando quais são as 6 doenças mais assustadora do mundo.

Mas e então queridos leitores, podiam imaginar quais eram os perturbadores sintomas dessa doença? Se surpreendeu com algo dessa matéria, sabe de mais alguma informação que não abordamos aqui? Conte para gente aqui em baixo, nos comentários.

 

Por que não existem fotos do Osama Bin Laden morto?

Artigo anterior

Quanto custa para manter um preso no Brasil? E um estudante? Qual é mais caro?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido