O que acontece com o seu corpo se você consumir chocolate e café ao mesmo tempo?

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      22/08/17 às 18h41

A essa altura, provavelmente você já sabe que café e chocolate são alimentos que muita gente ama, ainda que possam fazer mal quando consumidos em excesso. Aqui na Fatos Desconhecidos, nós já mostramos porque você deveria comer chocolate todos os dias ou o que acontece no seu corpo quando você para de beber café.

Do lado dos benefícios, chocolate amargo é conhecido por ter muitas vitaminas, antioxidantes e minerais importantes, enquanto o café consumido moderadamente pode prevenir vários problemas de saúde. Agora, uma nova notícia mostra ainda mais vantagens se os alimentos forem consumidos juntos.

Adoçar o seu café com uma pequena quantidade de chocolate pode te fazer mais esperto e te deixar mais concentrado em suas tarefas, segundo uma descoberta apresentada em um estudo realizado numa parceria das Universidades de Geórgia e Clarkson, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, os efeitos da mistura de café e chocolate são eficazes para promover mais êxito na realização de tarefas mentais, além de promoverem melhor atenção e motivação.

A pesquisa comparou os efeitos de quatro bebidas quentes diferentes em nossa energia mental. As bebidas escolhidas continham cacau, cafeína, os dois ingredientes misturados ou apenas efeito placebo. Para chegar aos resultados, cada participante do estudo consumia uma das bebidas ao longo do dia e precisava responder uma espécie de teste de energia mental.

Os participantes que consumiam a mistura de cacau com cafeína mostraram respostas mais rápidas e mais precisão no conhecimento do que aqueles que beberam apenas cacau ou cafeína isoladamente. Além da melhoria na concentração, a pesquisa percebeu que o ingrediente principal do chocolate ajuda a reduzir os estímulos de ansiedade provocados pela cafeína.

"O cacau aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro, o que aumenta as capacidades de cognição e atenção. A cafeína isolada pode aumentar a ansiedade", explicou o autor do estudo Ali Boolani. "Esse projeto em particular explicou que o cacau é capaz de reduzir os efeitos de ansiedade gerados pela cafeína, o que pode ser uma ótima razão para beber a mistura."

Apesar disso, é importante medir a quantidade consumida.

Isso porque o estudo também percebeu que a cafeína tem efeitos negativos no humor das pessoas. Quando comparado com o grupo placebo, aqueles que consumiram apenas cafeína em suas bebidas apresentaram muito mais raiva e mau humor. O cacau misturado à bebida ajudava a reduzir os efeitos, mas não os eliminava.

Sendo assim, a combinação de café e chocolate pode não ser perfeita, mas ajuda a reduzir os problemas promovidos pelo café e ainda facilitam a concentração, nos ajudando a realizar tarefas com maior atenção. Depois dessa você já tem uma boa desculpa para tomar o café do dia, não é mesmo?

Não deixe de comentar o que achou e compartilhar o conteúdo.

Via   Super Curioso     Whimn  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+