Curiosidades

O que acontece se você faz jejum de 20 horas por 30 dias seguidos?

0

Muitas pessoas são adeptas do jejum por motivos religiosos, outras, no entanto, recorrem a esse método para emagrecimento rápido. A última moda, agora, é o jejum intermitente que tem o único foco a perda de peso. Mas, quando falamos do jejum intermitente, estamos falando de períodos curtos de restrição alimentar.

Todos os anos, milhares de muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol, por 30 dias, durante a celebração do Ramadã. Nos últimos anos, o Ramadã tem acontecido, durante os meses de verão no hemisfério Norte, ou seja, época em que os dias são mais longos. Assim, muitos deles chegam a jejuar por até 20 horas por dia. Então, o que acontece no corpo, quando o tempo de jejum se estende por cerca de 20 horas, por 30 dias seguidos? Isso é bom para a saúde? Essa estratégia pode ser usada para perder peso? É isso que vamos descobrir a seguir. Confira.

Os primeiros dias do jejum

Como já era esperado, os primeiros dias são sempre os mais difíceis. Isso porque o corpo humano só entra em estado de jejum, depois de oito horas, desde a última refeição. É o período que o corpo leva para absorver todos os nutrientes da comida. Depois desse tempo, o corpo recorre à glicose armazenada no fígado e nos músculos porque precisa produzir energia. Conforme as reservas de glicose se acabam, a gordura se torna a próxima fonte de energia que o organismo encontra. É nessa fase, que ocorre a perda de peso, justamente com a queima de gordura.

Porém, com a redução drástica dos níveis de açucares no sangue, a fraqueza é inevitável. É provável que a pessoa sinta fortes dores de cabeça, tontura, náusea e mau hálito. Nessa etapa, a fome ficará mais intensa. Passando os primeiros três dias, o corpo já começa a se acostumar com o jejum, e as células de gordura agora são quebradas e convertidas, se tornando açúcar no sangue.

Entre o terceiro e sétimo dia, é que vem o risco de desidratação. Por isso, é importante ficar atento e bebe bastante água, durante as quebras de jejum. As refeições devem conter quantidades adequadas de alimentos energéticos, tais como carboidratos e gordura. Do oitavo dia em diante, as pessoas já começam a perceber uma melhora no humor, uma vez que o corpo já está adequado ao jejum.

Segundo o médico Razeen Mahroof, esse jejum tem suas vantagens. “Na vida normal, muitas vezes, ingerimos calorias em excesso, o que pode impedir o corpo de realizar adequadamente outras tarefas, como se autoconsertar. Isso é corrigido durante o jejum, quando o corpo consegue direcionar seus esforços a outras funções. Portanto, o jejum pode beneficiar o corpo ao facilitar a cura e a prevenção de infecções”.

Última etapa

Do décimo quinto dia em diante, o corpo já está totalmente adaptado à restrição alimentar programada. A essa altura, o cólon, fígado, rim e pele estão passando por um momento de desintoxicação, o chamado período “detox”. “Na saúde, a função dos órgãos deve a esse ponto estar retornando a sua capacidade máxima. A memória e a concentração da pessoa pode melhorar, bem como seu nível de energia”, explica Mahroof.

Então, tudo isso significa que dado o sacrifício inicial, o jejum faz bem à saúde e ajuda a emagrecer? Segundo o médico, sim, porém, não deve se tornar uma constância”. Jejuar é bom para a saúde porque nos ajuda a focar, no quê e quando comemos. No entanto, embora um período de jejum por um mês seja bom, não é recomendável jejuar continuamente”.

Quanto a perda de peso, esse tipo de jejum não é indicado. “O jejum contínuo (ou seja, sem interrupções e que dura diversos dias ou semanas) não é um bom meio para a perda de peso no longo prazo, porque seu corpo deixa de converter gordura em energia e se volta para os músculos. Isso não é saudável: significa que seu corpo entra no ‘modo inanição'”.

Se você quer usar o jejum ao seu favor, Mahroof sugere uma dieta de 5 por 2. Ou seja, onde se jejua em parte de dois dias da semana, intercalando com os 5 dias restantes de alimentação saudável. Essa é uma alternativa melhor do que o jejum contínuo, para quem busca a perda de peso.

Enfim, você conseguiria fazer esse jejum por tanto tempo? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

7 viaturas de polícia mais inusitadas do mundo

Matéria anterior

7 invenções que podem te deixar milionário

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar