Curiosidades

O que acontece se você tocar esses pontos dos seus pés durante dois minutos?

0

Dores no corpo, problemas de saúde, estresse e ansiedade são alguns empecilhos recorrentes que atingem o dia-a-dia de qualquer um que precisa lidar com a correria de trabalhos, estudos ou responsabilidades dentro e fora de casa. A dificuldade em conciliar o tempo das obrigações com a de consultas médicas ou mesmo o elevado custo de alguns remédios tem feito, cada vez mais, pessoas buscarem métodos alternativos para resolver suas condições.

Uma das alternativas que tem servido como opção para muita gente – inclusive, já colocamos diversas variações de suas aplicações em nosso site -, é a acupressão. O método é baseado na antiga medicina chinesa e consiste em aplicar pressão em pontos chave pelo corpo para aliviar tensão, dores e problemas de saúde.

Por meio da pressão em alguns pontos, milhares de nervos são ativados pelo corpo, fazendo com que haja aumento na intensidade da corrente sanguínea em algumas partes. Em apenas um dos pés de cada ser humano, podem ser encontrado mais de 15 mil nervos que se conectam, não só no próprio pé, mas com outros órgãos e tecidos do corpo.

Um dos pontos chave encontrado nos pés humanos é chamado de Tai Chong, ou ponto LV3. Por meio da pressão nesse ponto, é possível conseguir uma série de benefícios em todo o corpo. Para encontrá-lo, coloque o dedo no espaço localizado entre o dedão e o segundo dedo do pé. A partir daí, deslize o dedo cerca 2 cm no sentido do pé, em direção à canela. Quando você sentir um pequeno buraco entre os ossos e tendões, encontrou o ponto.

1

Agora que você já sabe como localizar o Tai Chong, pode aplicar pressão no local por cerca de dois minutos, várias vezes. Ao fazer isso com frequência, você vai perceber algumas mudanças positivas no seu corpo e na sua saúde. Confira algumas delas.

1. Stress e ansiedade

A constante pressão aplicada corretamente nesse ponto do pé, pode diminuir sintomas de depressão e ansiedade em alguns pacientes. A pressão no Tai Chong também permite que os níveis gerais de estresse dos pacientes e até mesmo evitar a insônia.

2. Digestão

Problemas de estômago como náuseas, vômitos, ressacas, indigestão e outras dores podem ser eliminados ou aliviados com uma frequente massagem do ponto chave. Caso você esteja com problemas estomacais ou sofrendo com uma ressaca daquelas, tente aliviar as dores por meio da pressão na região.

3. Alívio de dores

Pressionar o Tai Chong pode aliviar uma série de dores em várias partes do corpo: dores de cabeça, dores nas costas, dores abdominais e até mesmo dores de cólicas menstruais, em mulheres. Isso porque o ponto está conectado a nervos que passam por diferentes regiões do corpo, permitindo que dores em várias regiões sejam tratadas ou até mesmo curadas.

4. Doença de Parkinson

De acordo com a Northwest Parkinson’s Foundation, localizada em Seattle, nos Estados Unidos, a acupressão no ponto Tai Chong tem sido utilizada no tratamento de pacientes com doença de Parkinson. “Acupressão no ponto LV3 tem sido historicamente utilizada por milhares de anos para melhorar a saúde das pessoas e, mesmo hoje, pode ter um incrível impacto em doenças modernas”, afirma a fundação.

2

Por meio da acupressão, muita gente tem conseguido aliviar dores simples e viver melhor com técnicas caseiras. É claro que os métodos alternativos não devem tomar o lugar da medicina tradicional, apesar de parecerem viáveis. Se você tentar utilizar a acupressão e não obtiver resultados, ou precisar recorrer à técnica com frequência, é importante consultar um médico para checar sua condição de saúde.

5 segredos que os donos de postos de gasolina te matariam se você descobrisse

Matéria anterior

8 provas de que a sua amizade é para a vida toda

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.