• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Segundo a NASA, bola de fogo explodiu em Cuba com energia de mais de uma tonelada de TNT

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      06/02/19 às 16h42

Na semana passada, manchetes de noticiários cubanos relataram sobre um meteorito que atingiu o município de Viñales, na província de Pinar del Río, em Cuba. Antes, o objeto havia passado pelo arquipélago de Florida Keys, no sudeste dos Estados Unidos. Uma grande explosão foi ouvida pelos moradores, bem como um grande rastro do que aparentava ser fumaça no céu.

O radar do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos conseguiu registrar o evento. Segundo dados divulgados pela NASA, a colisão do meteorito com nossa atmosfera liberou energia equivalente a 1,4 mil toneladas de TNT (explosivos).

A explosão

Centenas de pessoas testemunharam a 'bola de fogo' rasgando o céu em plena luz do dia. Gravações do momento foram registradas de Fort Myers, cidade no estado norte americano da Flórida, a Florida Keys, e também ao longo da costa de Cuba. O radar do Serviço Meteorológico Nacional, localizado em Key West, no mesmo estado americano, afirmou que a atividade foi detectada próximo de Viñales a uma altura de cerca de 7 mil metros acima do nível do solo.

Esse tipo de evento é bem comum e costuma acontecer sobre o oceano em áreas despovoadas. Em 25  de setembro de 2018, um explosão ainda mais poderosa do que essa foi registrada após um meteorito entrar na atmosfera sobre a costa de Madagascar, na África Oriental.

Neste caso em questão, algum tempo depois da explosão nos céus, diversos relatos de pessoas começaram a aparecer, onde elas diziam que encontraram supostos fragmentos do meteorito no solo, no lado oeste de Cuba. Mesmo as pessoas impressionadas com tudo o que aconteceu, tal evento ainda foi menor do que o que ocorreu em Chelyabinsk, na Rússia, em 2013.

Segundo cientistas, a explosão que aconteceu na época, próximo da fronteira com o Cazaquistão, teve força de 440 mil toneladas de TNT e foi responsável pela explosão de milhares de janelas. Além de causar ferimentos leves em muita gente. Hatzel Vela, jornalista, relatou que em Viñales, apesar de algumas janelas terem sido quebradas, nenhum ferimento foi registrado até o momento.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+