O reino animal é extremamente rico e diverso e todos nós sabemos disso. Existem diversas espécies e algumas são capazes de nos deixar totalmente intrigados. Falar sobre isso sem citar os vaga-lumes é algo quase impossível. Também conhecido como pirilampo, os vaga-lumes são denominações comuns de insetos coleópteros das famílias Elateridae, Phengodidae ou Lampyridae. Eles são facilmente notados por causa de suas emissões de luz bioluminescente. Se você já passou por um campo aberto durante a noite, provavelmente, já tenha visto uma luz sobrevoando o local. Se sim, esse provavelmente era um vagalume.

Suas larvas alimentam-se principalmente de vegetais e outros pequenos insetos. Há também algumas espécies com hábitos terrícolas. Essas roem raízes e base do caule das plantas. Muitas pessoas se perguntam como eles brilham. Bom, os órgãos bioluminescentes  dos vagalumes estão localizados na parte inferior dos segmentos abdominais. Isso faz com que eles entrem na lista de seres mais curiosos e encantadores do meio ambiente. Uma notícia recente entristeceu e preocupou o mundo. Os vagalumes correm risco de desaparecerem do mundo. Confira conosco o motivo pelo qual isso é uma coisa bastante séria.

Importância dos vagalumes no meio ambiente

Publicidade
continue a leitura

De acordo com alguns estudos, o Brasil é o país com maior diversidade de espécies luminescentes de todo o mundo. A emissão de luz fria e visível por seres vivos, é algo observado em organismos, que vão de bactérias a peixes. Isso inclui vagalumes e as larvas. Essas emitem luzes em duas cores. O mundo está prestes a encarar a extinção total dos vagalumes, o que é, de fato, uma grande perda. Isso porque cada ser possui sua importância e contribui de alguma forma para o mundo.

Publicidade
continue a leitura

Qual seria essa importância do inseto? Bom, algumas espécies vivem em ambientes aquáticos. Quando a água em determinado lugar está bem poluída, desaparece o caramujo. Esse é um dos principais alimentos dos vagalumes. Com isso, os voadores acabam sumindo do local. Em lugares onde a água está bem limpa e preservada, há mais insetos. No Japão, vagalumes são bastante utilizados como bioindicadores. Eles auxiliam na recuperação de cursos de água.

Publicidade
continue a leitura

Sendo assim, autoridades conseguem saber onde há água contaminada ou poluída, pois não encontrarão vaga-lumes por perto. Por outro lado, podem saber os lugares conservados justamente por causa da aglomeração do inseto. Isso mostra ao mundo que eles são mais importante para o meio ambiente do que imaginávamos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo, assim poderemos sempre melhorar o nosso conteúdo. Aproveite para compartilhar com seus amigos, pois seu feedback e ajuda são muito importantes para nós.

Publicado em: 13/03/20 15h43