• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria se a Terra tivesse mais luas?

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      15/02/19 às 16h06

Bom, caso a Terra tivesse mais de uma lua, as coisas poderiam ficar bem sérias por aqui. Segundo Neil Comins, professor de Física da Universidade do Maine e autor do livro What if the Earth had two moons (algo como "E se a Terra tivesse duas luas", em tradução livre), marés crescentes e imprevisíveis seriam bem comuns.

Além dos enredos de ficção cientifica, Comins é um dos poucos cientistas a abordarem a questão. E isso apenas constata o fato de que há pouca teoria científica a respeito do tema, potencialmente apocalíptico. Recentemente, a China revelou detalhes sobre um projeto que envolve o lançamento de uma lua artificial para fornecer luz noturna à cidade de Chengdu. O satélite de iluminação poderia ser até oito vezes mais brilhante que a lua real.

Duas ou mais luas?

Segundo os cientistas da NASA, nossa lua teria sido formada há 4,5 bilhões de anos, após um enorme corpo celeste, aproximadamente do tamanho de Marte, nos atingir. Detritos ocasionados pelo colapso teriam se espalhado pelo espaço e passado a orbitar a Terra e, com o tempo, formaram a Lua como a conhecemos.

Bom, talvez esse não seja o tipo de evento que gostaríamos de ver acontecendo novamente, não é mesmo? Isso sem falar que os efeitos gravitacionais de uma outra lua, ou algumas outras luas, após sua dramática formação, não seriam dos melhores. É bem provável que os humanos não estivessem vivos para experienciá-los.

A abordagem de Comins em seu livro, sobre a possível formação de uma outra lua ao redor da Terra, é menos catastrófica, não condenando os terráqueos à extinção. A segunda lua, que foi chamada de Lluna, seria "capturada" por nossa lua natural, sendo assim, Lluna orbitaria a Terra em um caminho entre o nosso planeta e a Lua. Entretanto, assim que a nova lua se instalasse em sua órbita, os problemas aqui na Terra começariam.

As consequências

Marés até oito vezes maiores do que as atuais poderiam ocorrer devido a atração gravitacional de Lluna. Ondas enormes, muito maiores do que qualquer coisa que já vimos até hoje, também seriam prováveis de ocorrer. Maremotos resultariam em terremotos e em atividades vulcânicas extraordinárias, que durariam anos a fio, causando, muito provavelmente, uma extinção em massa da vida marinha.

Depois que tudo se aquietasse, porque em um determinado momento isso teria de ocorrer, a vida seria muito diferente. A luz do luar seria muito mais brilhante, agora com duas luas para poder nos iluminar, e teríamos menos horas de escuridão total. Cidades costeiras como Rio de Janeiro, Nova York, São Francisco e Londres, por exemplo, seriam varridas do mapa devido às marés.

Claro, o livro de Comins relata ideais e um teoria completamente hipotéticas. Ao menos até então. Porém, alguns pesquisadores teorizam que a Terra já possui duas - ou mesmo mais de duas - luas. Tais cientistas argumentam que nosso campo gravitacional atrai pequenos asteroides que acabam por orbitar a Terra durante algumas semanas ou meses antes de voltarem para o espaço.

Para eles, isso acontece muito mais do que imaginamos, mas sem efeitos nocivos, ou mesmo positivos para nós, uma vez que essas "luas" são muito pequenas para causar qualquer efeito sobre a Terra. Pegando por outros planetas do Sistema Solar, não seria nada estranho nosso planeta ter mais de uma lua. Afinal, Saturno e Júpiter possuem mais de 50, e até mesmo Marte, possui duas.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+