Curiosidades

O que esse casal fez com uma reserva de tigres vai te impressionar

0

Em uma época em que a gana por fazer mais dinheiro, faz pessoas destruírem a natureza e expulsar os animais selvagens, o que esse casal fez, na Índia, é realmente incrível. Nos últimos vinte anos, o fotógrafo indiano Aditya Singh e sua esposa transformaram as terras adjacentes de uma reserva de tigres em um verdadeiro santuário de vida selvagem. Eles simplesmente deixaram a floresta crescer ao redor da Reserva de Tigres Ranthambore, no Rajastão. E anos depois, o lugar se transformou em um verdadeiro refúgio para os tigres e vários outros animais.

No final da década de 1990, Singh abandonou os seus empregos confortáveis, para se mudarem para uma região remota do Rajastão. O intuito era se aproximar da natureza. Junto a sua esposa, ele abriu um resort turístico para ganhar a vida. Mas a partir disso, eles tiveram a ideia de comprar um terreno que agricultores colocaram a venda devido ao medo dos tigres invadirem a propriedade. E logo, eles compraram mais terras. Mas ao invés de cultivar ou criar animais para ganhar dinheiro, eles simplesmente deixaram a natureza recuperá-las lentamente. Nas últimas duas décadas, os 35 acres de terra ressurgiram como uma enorme área florestal.

A iniciativa

“A área é chamada Bhadlav. Eu fui a essa área logo depois de me instalar em Ranthambore, junto com um cineasta da BBC. Esta área adjacente ao limite da reserva de Ranthambore era visitada por predadores como tigres que costumavam vir para presas. Como resultado, os agricultores estavam vendendo suas terras”, conta o fotógrafo. “Acabei de comprar e não fiz nada, exceto remover as espécies invasoras. Permitimos que a terra se recuperasse e agora, depois de 20 anos, tornou-se uma área verde luxuriante de floresta. Essa que é  frequentemente visitada por todos os tipos de animais, incluindo tigres, leopardos e javalis, durante todo o ano”.

Aditya e a mulher mantiveram o resort turístico na região até o final do ano passado, quando fecharam as portas. Agora, eles estão construindo uma nova casa para a família na região. Todo o projeto é sustentável e utiliza energia solar e eólica, tudo de acordo com o seu projeto de vida.

Sobre a área floresta, o casal pretende expandir, e já estão negociando para comprar mais terras de agricultores da região. Além disso, eles esperam que a sua iniciativa inspire outras pessoas, a seguirem o mesmo caminho.

A floresta

Uma foto área da região mostra como a propriedade de Aditya é convidativa a vida selvagem, mais até do que a própria Reserva Ranthambore. Além de permitir que a floresta se reerguesse, eles até criaram mecanismos para facilitar a vida dos animais. Um exemplo disso são os regadores que distribuem água para os animais mesmo durante as épocas de seca e calor. E o santuário verde se tornou tão popular entre os tigres que até aliviou a pressão dos animais em terras de agricultores.

“É simplesmente porque os animais entendem que, neste trecho da floresta, eles recebem presas, água e abrigo seguro sem nenhum distúrbio”, disse Singh.

Aditya conta que é sempre procurado por empresários e agricultores que tem interesse em comprar suas terras para exploração agrícola. Mas ele afirma que nunca pensou em vender, por mais lucrativa que fosse a proposta. Ele conta que seu projeto nunca foi sobre dinheiro, mas sim sobre amor pelo natureza e pela preservação da vida selvagem.

E você, o que achou da iniciativa do casal? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Você poderá ganhar 25.000 mil dólares se arranjar uma namorada para esse empreendedor

Matéria anterior

Cientistas encontraram ”fantasmas” de espécie humana desconhecida

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos