• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que são as pintas e por que elas surgem?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      15/04/15 às 21h46

Todo mundo costuma ter ao menos uma pinta no corpo. Mas o que são essas manchinhas na nossa pele? As pintas são conhecidas cientificamente como nevos e nada mais são do que pequenos tumores benignos formados por melanócitos.

Melanócitos são as células que produzem a melanina, esse pigmento é o responsável pela coloração da pele e dos pelos. É justamente uma concentração de melanócitos acima do normal que acaba formando essas manchinhas escuras.

Quando essas manchinhas surgem  na camada mais profunda da pele, elas são azuladas, mas geralmente as pintas apresentam coloração preta ou marrom.

Quando e como elas surgem

pintas

As pintas podem surgir tanto na infância quanto na idade adulta. Elas surgem por diversas razões como, por exemplo, exposição à luz do sol.

Outra fase da vida em que elas também podem aparecer é durante a gravidez. Nesse caso, as pintas surgem porque a mulher produz hormônios capazes de estimular a formação de novas manchas e o aumento das que já existem.

O uso de pílula anticoncepcional também pode desencadear esse mesmo efeito.

Risco de câncer

melonoma

Na maior parte dos casos, as pintas não representa nenhum risco à saúde, mas de qualquer maneira, é sempre bom ficar de olho nelas.

Quando elas mudam de cor, crescem, coçam ou sangram, é preciso procurar ajuda de especialistas, já que esses são sinais de que as coisas não andam muito bens com suas pintas.

De acordo com dermatologistas, esses são os primeiros sinais de melonoma, o câncer de pele. Outra dica é observar o tamanho e aspecto das manchinhas.

Elas não podem ser assimétricas, ou seja, ter uma metade diferente da outra, por exemplo; apresentar uma borda irregular, como contornos mal definidos; nem ter uma cor variável, com muitas tonalidades, como preta, castanha, vermelha; e por último também não deve ser maior do que 6,0 mm.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+