Curiosidades

O que significa a numeração dos sapatos?

0

A maioria de nós, se não todos, usamos sapatos. Eles são necessários na maior parte das situações, tendo a finalidade de proteger os pés. Se atribui aos egípcios a arte de curtir o couro e fabricar sapatos. Porém, existem evidências de que eles foram inventados bem antes disso, já no fim do período paleolítico.

Evidências histórias datam o começo da história do sapato a partir de 10 mil a.C. Até porque, pinturas dessa época, feitas em cavernas na Espanha e no sul da França, fazem referências a esse calçado.

Claro que, assim como a maioria das coisas, desde a sua invenção até os dias de hoje, os sapatos sofreram muitas mudanças e se reinventaram. Atualmente, eles podem ser dos mais variados tipos, indo desde um chinelo de dedo até um sapato super exclusivo e caro. Por conta disso, os sapatos são uma verdadeira fixação de algumas pessoas.

Sapatos

Conteúdo masculino

No entanto, mesmo com uma variação quase infinita de modelos e preços, os sapatos têm algo em comum. Todos eles tem uma numeração. Você já se perguntou de onde esses números dos sapatos vêm? E qual o motivo de eles mudarem entre determinados países?

A história da numeração dos sapatos data por volta do século XVII, na Inglaterra. Depois de testarem várias medidas, os ingleses adotaram o tamanho de um terço de polegada, 0,846 centímetros, o equivalente a um grão de cevada.

Medida

Pinterest

Então, durante Revolução Industrial, as nações europeias decidiram padronizar o tamanho do grão. Como resultado, eles tiveram a unidade de medida chamada ponto. Por isso que atualmente, o Reino Unido e alguns territórios que foram colônias britânicas, como por exemplo os Estados Unidos, usam o ponto como medida para os sapatos.

No entanto, como a variação de um número para o outro é relativamente grande, sendo quase um centímetro de diferença, criou-se a unidade “meio ponto”, que é 0,423 centímetros. Como resultado, esses países e regiões têm a numeração de sapato como 7,5 ou 8,5 e assim por diante.

O ponto é a medida que define a numeração dos sapatos. Contudo, o valor dessa unidade de medida varia de acordo com o país. Por exemplo, no Brasil e na França é adotado o chamado ponto francês.

Variações

Doutor Varejo

Essa unidade de medida surgiu em Paris, no século XIX. Ela é o equivalente a dois terços de um centímetro, ou seja, 0,66 centímetros. Entretanto, a contagem brasileira é um pouco diferente. Isso porque, aqui se começa a contar a partir do -2.

Essa diferença na numeração dos sapatos seria assim: se no Brasil uma pessoa calça 35, na França o número do sapato seria 37. A diferença acontece por conta da diferença na largura média dos pés dos cidadãos de cada um desses países.

Nesse sentido, converter a numeração dos sapatos do Brasil para a França é uma coisa simples. Agora, a conversão da numeração brasileira para o padrão usado na Inglaterra já é um pouco mais complicado.

Isso porque, até o 13,5 é um tamanho infantil para os ingleses. Ou seja, se os sapatos de uma pessoa são 36 no Brasil, ela calça 18,5 no Reino Unido. Contudo, essa pessoa tem que pedir um sapato 5, já que a contagem recomeça no 13,5.

As medidas dos sapatos não são apenas essas. O Japão também tem sua medida. Contudo, a medida do país é mais fácil. Para eles, um ponto equivale a cada centímetro do pé. Ou seja, se o pé de uma pessoa tiver 20 centímetros, o número de sapato que ela irá calçar será 20.

Fonte: MSN

Imagens: Pinterest, Conteúdo masculino, Doutor varejo

A origem da rainha de copas

Artigo anterior

O deserto do Saara está crescendo!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido