O que significam os retângulos atrás das pastas de dentes e outros tubos?

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      08/09/15 às 16h35

Pastas de dentes e alguns outros tubos nós usamos todos os dias, não é mesmo. Mas você já reparou bem em como são suas embalagens? Já notou algo de diferente?  Elas possuem uns retângulos e quadrados na parte de trás destes tubos, sejam eles shampoos, cremes, pastas de dente etc.

E por falar nas clássicas e refrescantes pastas de dente, você sabia do que são feitas essas substâncias para a escovação? Aqui na Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você(Clique aqui e confira a matéria).

Elas são curiosas e deixam qualquer pessoa instigada com o que seria aquele símbolo geométrico ao final da embalagem. Do que será que se trata essa marca geométrica atrás das pastas de dentes e outros tubos que encontramos por aí?

marcas_embalagem

O quadradinho pequeno ou mesmo o desenho em forma de retângulo que aparece nas embalagens desses diversos produtos é uma espécie de marca que funciona como guia para máquinas de envasamento, objetos que fazem fechamento de embalagens.

Veja como funciona uma dessas:

Os retângulos servem como uma espécie de marcação para que as máquinas soldem e fechem as embalagens. Isso é muito comum em fábricas que embalam produtos cosméticos de alta velocidade, por exemplo. Os quadradinhos servem como norte para que o produto seja devidamente embalado.

É uma espécie de fotocélula que acaba sendo impressa em alguma das cores que já esteja no tubo, com fins de corte de gastos e também para não induzir a máquina que sela os tubos ao erro. O vídeo mostra o sensor de uma máquina de envasamento calibrando e realizando o processo.

pom

Cada marca de produto trabalha com um tipo de cor em sua embalagem. Muitos acreditam que isso seja por conta da quantidade de ingredientes químicos presentes na manipulação e composição do produto que será inserido. E isso não é verdade.

As cores têm a ver com a área onde estão sendo impressas, pois a indicação é de tons mais escuros para que prevaleça um maior contraste e assim facilite para a identificação do sensor da máquina.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+