• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O teletransporte quântico já é real

POR Leticia Rocha    EM YouTube      13/03/19 às 12h58

O teletransporte é algo que há muito é pesquisado. Vamos confessar que todos nós temos uma quedinha por essa história de teletransporte, certo? Tanto é que menções ao tema estão presentes em inúmeros desenhos, séries e filmes. Mas afinal, será que esse tal teletransporte é real? É possível nos materializarmos em um outro local? Afinal, é isso que é o teletransporte.

Mas calma, vamos explicar exatamente do que se trata o teletransporte quântico. Não é nada do que vemos nos filmes, infelizmente, mas é tão incrível quanto. O teletransporte quântico pode transportar informações para uma partícula com a qual tem um emaranhamento quântico. Uma partícula que está ligada a outra, do outro lado do mundo poderia receber a informação dada a uma das partes, teoricamente.

Mas na prática as coisas não são assim. Para tornar isso real, uma série de pesquisas e estudos sobre o assunto tem sido desenvolvidas. Confira um pouco mais sobre.

Pesquisas sobre teletransporte quântico

Há muito tempo, os cientistas têm se desdobrado para descobrir como realizar esse teletransporte e o quão longe eles conseguem chegar.  A International Business Corporations é uma das primeiras a realizar testes reais sobre isso. Ainda na década de 1990, eles realizaram vários testes se utilizando de fótons. No entanto, os resultados não foram tão satisfatórios quanto se imaginava. 

Foi apenas mais recentemente que os estudos trouxeram resultados significativos para a ciência. Cientistas chineses conseguiram realizar o teletransporte quântico entre o espaço e a Terra. Um distância de cerca de 1200 quilômetros. O satélite Micius foi utilizado para realizar essa transmissão. O equipamento faz parte do que no futuro deve ser uma grande rede de comunicação quântica. O sistema poderia enviar informações mais rápido do que a velocidade da luz.

Mas esse não é o único estudo sobre teletransporte quântico que deu certo. Quer saber mais sobre? Então não deixe de conferir ao vídeo no nosso canal Fatos Desconhecidos!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   canaltech  
Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+