Curiosidades

O templo de Hércules na Espanha

0

O templo de Hércules Gaditano é considerado um lendário mistério que dura milhares de anos e continua intrigando pessoas de todas as idades. Uma novidade é que um grupo de arqueólogos acredita ter encontrado a sua localização, na Espanha, entre Sancti Petri e Camposoto, na província de Cádis.

Para os especialistas, o templo é considerado uma espécie de Santo Graal. Este local, teria recebido a visita de pessoas importantes como o imperador Júlio César e o general cartaginês Aníbal.

A busca pelo templo de Hércules

Euro News

Através de métodos de sensoriamento remoto e de informação geográfica, um grupo de especialistas da Universidade de Sevilha e do Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico (IAPH) acredita ter localizado vestígios do templo.

Esta novidade foi divulgada no dia 15 de dezembro de 2021. O modelo usado pela equipe foi a combinação de dados que possuíam junto com os registros arqueológicos já existentes. Em seguida, foram realizadas visitas frequentes à região.

Durante anos, os especialistas usaram os esforços que tinham para encontrar o local. Agora, a pesquisa segue com as análises da área, para concluir se o templo foi realmente descoberto.

A arquitetura do templo

A estrutura do templo estaria a 5 metros de profundidade e possuiria dimensões de cerca de 300 metros de comprimento e 150 metros de largura. A origem está ligada ao fenícios, que teriam construído o local para honrar o deus Melcarte, e que depois começaram a homenagear Hércules, no período romano.

Acredita-se que o espaço seria formado por um grupo de edifícios, com um edifício principal e um pátio. O acesso ao local seria por uma porta ladeada por duas grandes colunas.

Conforme os relatos do historiador Silio Itálico (28 d.C.–103 d.C.), a fachada do templo possuía os 12 trabalhos de Hércules esculpidos em bronze. Segundo a lenda, o imperador Júlio César visitou o templo e chorou no busto de Alexandre, o Grande, devido ao fracasso em conseguir glórias parecidas com as do outro líder.

Como foi localizado o possível templo de Hércules

Universidade de Sevilha

Mesmo que os registros históricos apontem que o Templo de Hércules Gaditanus ficasse na região, ainda seria necessário provas concretas de que ele estava no local.

Para isso, foi usado uma tecnologia conhecida como LIDAR. Através dela foi possível mapear o lugar por meio da utilização de laser aerotransportado. Com isso, localizar o templo se tornou possível.

Um especialista que participou do estudo, Ricardo Belizón, disse em entrevista ao El País que a meta do grupo era “traçar a paleopaisagem de 3 mil anos atrás”. Com isso, eles perceberam que o ambiente da Antiguidade era diferente do que o que foi imaginado. Isso porque ele se encontrava bastante afetado pela ação humana, principalmente devido à paisagem costeira e ao litoral, além da estimativa de ter presente grandes edifícios e um porto.

Pesquisas futuras terão levantamentos arqueológicos, estudos documentais e geoarqueológicos específicos, assim como a amostragem paleoambiental para confirmar se o templo realmente está localizado naquele local. Os especialistas ainda objetivam descobrir a cronologia da área, assim como desvendar a tipologia e para o que eram utilizadas as estruturas encontradas.

Fonte: Mega Curioso

O exoplaneta semelhante a uma bola de futebol americano

Matéria anterior

O pé grande australiano

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos