Curiosidades

Óculos ou lentes de contato, qual é melhor para o planeta?

0

Muitas pessoas sofrem com problemas de visão. Oftalmologistas podem dar dicas para manter a saúde da visão, mas se for um caso genético, é quase certeza que você precisará de lentes para corrigir sua visão, sejam elas de óculos ou lentes de contato. E dentre essas opções será que existe alguma que é melhor para o planeta?

Quando uma pessoa troca suas lentes de contato, ela está criando resíduos. São eles: o par antigo de lentes de contato, a embalagem do novo par e o frasco de solução salina. Ao todo, isso é equivalente a aproximadamente um quilo por ano, e as lentes reutilizáveis geram um pouco menos de resíduos. Contudo, como no mundo existem 140 milhões de usuários de lentes, junto isso representa muito lixo.

Mas isso não quer dizer que os óculos não tenham seus próprios problemas. Por exemplo, aproximandamente metade da população mundial irá precisar de óculos até 2050. Por conta disso que saber qual dessas duas opções é melhor para o meio ambiente é algo que faz a diferença.

Lentes criam microplásticos

Horp

Segundo Charles Rolsky, diretor-executivo da organização sem fins lucrativos norte-americana Shaw Institute, aproximadamente 20% dos usuários de lentes nos EUA jogam suas lentes usadas no ralo.

Rolsky fez a análise do impacto dos resíduos vindos das lentes descartáveis como parte da sua tese de doutorado. Como resultado, ele descobriu que entre dois e três bilhões dos rejeitos terminam em águas residuais apenas nos EUA.

Ele acompanhou a jornada delas em uma estação de tratamento de águas residuais. Então, os pesquisadores fizeram a análise do produto final desse processo, que é um fertilizante rico em nutrientes chamado biossólido. Como resultado, eles viram que os pequenos pedaços de plástico não se decompuseram por completo.

Na visão do pesquisadores, essa constatação de que as lentes ainda sobrevivem ao tratramento de águas residuais foi bastante reveladora. “Elas são muito porosas. Portanto, há uma chance de que possam estar contaminadas com doenças ou outros tipos de produtos químicos e de que se fragmentem em microplásticos”, disse ele.

Os microplásticos, como o próprio nome dá a entender, são partículas de plástico minúsculas que viajam de forma fácil no meio ambiente, principalmente na água. E eles podem entrar na cadeia alimentar e, em determinado ponto, voltar para o humanos.

“Embora as lentes de contato sejam pequenas, a frequência com que são usadas e o número de pessoas que as utilizam têm um impacto significativo”, disse Rolsky.

Outro estudo feito em 2023 descobriu que, pelo menos, 18 tipos de lentes vendidas nos EUA tem níveis altos de PFAS, que são substâncias per e polifluoroalquil conhecidas também como “produtos químicso eternos”.

Ainda não se sabe se esses PFAS afetam de forma direta as pessoa que usam lentes de contato, mas eles podem contaminar o solo e a água, além de se acumularem nos animais antes deles acabarem dentro das pessoas.

Óculos são melhores?

Ótica da gente

Essa é uma resposta difícil de ser dada porque são poucos os fabricantes de óculos que falam publicamnente sobre suas emissões de carbono. Contudo, quando eles estão nas mãos dos consumidores, os óculos não produzem tanto resíduo, somente eventuais panos para limpá-los.

O impacto que eles causam acontece mais durante a fabricação. Normalmente, as lentes deles são feitas de grandes pedaços de plástico, com cerca de oito centímetros de diâmetro. Segundo Andrew Clark, um comunicador científico que ajudou a fundar a consultoria britânica Net Zero Optics, desse pedaço original, até 90% é cortado para formar a lente.

Além disso, para fabricar as armações, que geralmente são de plástico, é produzido uma quantidade de desperdício parecido com a das lentes de contato. De acordo com Max Juraschek, cientista da Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, que lidera um grupo que pesquisa sistemas de produção sustentáveis, outro problema da fabricação dos óculos é a super produção.

“Talvez metade deles seja jogada fora antes de poder ser vendida, porque leva muito tempo (da fabricação até a venda final) e é um produto da moda e talvez ninguém esteja interessado nesta moldura em particular”, disse.

Ainda conforme Juraschek, os óculos são um acessório de moda e os usuários norte-americanos compram um par novo todo ano. Por conta disso, da mesma forma que outros itens de fast fashion, as armações vão parar em aterros sanitários.

Qual é melhor?

All about vision

Uma das decisões mais importantes que as pessoas que usam óculos ou lentes de contato é estarem atentas ao desperdício. Para as pessoas que usam lentes, é importante evitar que elas sejam lavadas na pia porque isso contamina as águas residuais e o meio ambiente com microplásticos. Além disso, o recomendável é encontrar um programa de reciclagem especializado.

Já quem usa óculos pode substituir somente as lentes e evitar comprar uma armação nova somente por conta da moda.

Fonte: UOL

Imagens: Horp, Ótica da gente, All about vision

Pai morreu e deixou Woody para Andy? Conheça essa teoria sinistra de Toy Story

Artigo anterior

Plano de torre espiral de US$ 1 bilhão é “escritório do futuro” em Hollywood

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido