Curiosidades

Onda de calor: saiba como aliviar a temperatura para seu pet

0

Com o passar dos anos, a temperatura média de todo o mundo tem sofrido altas terríveis. E essa semana, o país todo está passando por uma onda de calor muito forte. As temperaturas no Brasil todo subiram, o que cria um ambiente difícil não somente para as pessoas, como também para seus animais de estimação, seja cachorro ou gato.

Justamente por isso que alguns cuidados especiais são necessários com os cachorros ou gatos. Para isso,  Ben Simpson-Vernon, cirurgião veterinário que tem milhares de seguidores no TikTok, deu uma entrevista para a CNN dizendo quais cuidados os tutores devem ter nesse tempo de muito calor.

Cuidando do pet no calor

cachorro

CNN

Tem cachorro que corre mais risco?

De acordo com o veterinário, a insolação acontece de forma gradual. “Sabemos por estudos que 98% dos cães que apresentam sinais mais leves terão uma recuperação completa. Mas naqueles cães que mostram sinais mais graves, as chances podem ser de 50%. Então o principal é detectar cedo”, disse.

“Algumas das raças que correm mais risco podem ser as raças mais jovens e enérgicas, e as raças de cães braquicefálicos [aqueles conhecidos por apresentarem uma cabeça de formato ‘achatado’ e o focinho de tamanho ‘encurtado’], como buldogues e pugs”, continuou.

Além disso, Ben explicou que os cachorros dependem da respiração ofegante para perderem calor. E como a respiração é a passagem do ar para dentro e fora das vias nasais, os que têm um focinho achatado têm uma área menor, o que dificulta a perda de calor.

É recomendável brincar e passear com o cachorro por algumas horas?

“Não se sinta culpado por não passear com o cachorro. Está extremamente quente lá fora. Uma maneira de testar se a superfície está muito quente para o seu pet andar é a regra dos sete segundos”, disse o veterinário.

A regra nada mais é do que o tutor encostar as mãos na superfície onde o animal vai andar. Se ele não conseguir deixar a mão encostada, de forma confortável, durante sete segundos, a superfície está quente demais para o cachorro andar.

Pode dar gelo para o animal se refrescar?

“Existe muita desinformação sobre isso. Pessoas dizem que pode ser prejudicial, mas, na verdade, se você der gelo para seus animais de estimação, é muito pequeno o risco de que eles possam danificar os dentes se estão mastigando pedaços muito grandes. Apenas seja sensato”, afirmou Ben,

Gatos aguentam mais o calor do que cachorros?

De acordo com o veterinário, “os gatos são descendentes de espécies do deserto ou felinos, por isso, estão bem adaptados a temperaturas mais quentes e menor ingestão de água se estiverem em um clima mais seco”.

“Mas isso não quer dizer que você não precise tentar refrescar seu gato se estiver calor. Pode ser um pouco complicado, mas é uma boa ideia tentar incentivá-los a beber o máximo possível. Por exemplo, você pode tentar congelar a água que sobra nas latas de atum. Alguns gatos ficarão muito felizes em lamber lentamente essa água”, continuou ele.

É perigoso o cachorro tomar sol, mesmo ele gostando?

Ainda conforme Ben, “cães e gatos geralmente gostam de tomar sol pelo mesmo motivo que nós. O calor é agradável e libera hormônios do bem-estar como a serotonina”.

“Um problema que notamos em gatos é um tipo de câncer de pele, e vemos isso mais comumente nas pontas das orelhas e ao redor do nariz. Isso ocorre em gatos de pelo claro. Você pode aplicar um protetor solar seguro para animais de estimação nessas áreas”, disse.

“Os répteis são muito menos suscetíveis a insolação. Mas certifique-se que o viveiro não está sob a luz solar direta, para não superaquecer. Para os pássaros, se estiver muito quente, você pode borrifar um pouco de água ao redor deles. E para os peixes, tenha cuidado para que o aquário não superaqueça. É bom ter um bom sistema de filtragem e monitorar a temperatura da água”, concluiu.

Fonte: CNN

Imagens: CNN

Homem é encontrado mumificado naturalmente 16 dias após desaparecer

Previous article

Saiba quando mostrar o dedo do meio passou a ser insulto

Next article

Comments

Comments are closed.