Curiosidades

Os lugares mais distantes e inacessíveis da Terra

0

A Terra é imensa e diversa em todos os sentidos. Com isso, podemos desfrutar de vários lugares naturais da melhor forma possível. Por conta disso, muitas pessoas pretendem morrer somente depois de conhecer alguns lugares, entre eles estão as montanhas nevadas, desertos, florestas tropicais ricas em fauna e flora e, é claro, as praias mais belas do mundo.

Felizmente, nosso planeta é cheio de lugares extremamente lindos e espetaculares para conhecermos. Essas paisagens tiram o fôlego de qualquer um que as veja. Contudo, por mais que vários lugares sejam acessíveis, nosso planeta também tem vários que são considerados os mais inacessíveis.

Esses locais são conhecidos como polos de inacessibilidade. Assim, esses pontos estão presentes tanto em continentes como no maior dos oceanos, o Pacífico. Para que o lugar seja definido como um polo de estabilidade é preciso que ele seja um ponto da superfície terrestre localizado a uma máxima distância do litoral mais próximo dele. Mostramos aqui alguns desses lugares na Terra.

1 – Ponto Nemo

Canaltech

Esse é o local mais distante de qualquer porção de qualquer continente ou ilha na Terra. O Ponto Nemo também é conhecido como polo de inacessibilidade do Pacífico. Ele está localizado a mais de 2.866 quilômetros de um grupo de ilhas também remotas.

Ele está entre os lugares mais inacessíveis da Terra porque os humanos que estão mais perto dele costumam ser astronautas orbitando o planeta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), a mais de 400 quilômetros de altitude.


O nome do lugar foi inspirado no personagem Capitão Nemo, um antagonista do romance “Vinte Mil Léguas Submarinas”.

2 – Ilha de Páscoa

Canaltech

A Ilha de Páscoa está a mais de 2.800 quilômetros do Ponto Nemo. Ademais, ela é considerada um dos pontos mais distantes do mundo. Isso porque a costa mais próxima dela está a 3.700 quilômetros.

Mesmo que ela esteja distante de qualquer porção de terra, essa ilha é habitada. Contudo, não se sabe ao certo quando ela foi ocupada.

3 – Ilha Spitsbergen

Canaltech

Esse lugar faz parte do arquipélago de Svalbard. Com seus 39.044 quilômetros quadrados de área e 2.500 habitantes ela é a maior ilha de toda a Noruega. A Ilha Spitsbergen está localizada a 830 quilômetros de distância a leste da Groenlândia e cerca de 950 ao norte da costa europeia.

Uma curiosidade desse lugar, além de figurar entre os mais inacessíveis da Terra, é que na ilha está o Svalbard Global Seed Vault. Ele é uma espécie de celeiro que protege as sementes de plantas caso o mundo passe por uma crise.

4 – Polo de inacessibilidade da América do Sul

Canaltech

Para um lugar ser inacessível na Terra ele não precisa estar no meio do oceano. Esse, por exemplo, está no meio dos continentes, localizado no estado do Mato Grosso.

O Polo de inacessibilidade da América do Sul está a uma distância de 44 quilômetros de Arenápolis e cerca de mil quilômetros a noroeste da capital Brasília.

5 – Tristão da Cunha

Canaltech

Na realidade, a ilha Tristão da Cunha faz parte de um arquipélago, sendo a ilha habitada mais ao sul deste território britânico. Ela está a 2.100 quilômetros ao sul de Santa Helena, que é a porção de terra mais próxima dela.

Essa ilha é quase que inteira circular. Ela tem 34 quilômetros de litoral e um cone vulcânico em seu centro de mais de dois mil metros de altura.

6 – Pontos mais isolados na Antártida

Canaltech

Segundo o levantamento feito em 2005 pelo British Antarctic Survey, na Antártida, existem dois polos de inacessibilidade. O primeiro se chama Polyus Nedostupnosti e é uma antiga base de pesquisas soviéticas. Nesse caso, para calcular sua distância é levado em consideração apenas os limites continentais, e não o gelo que o circunda.

Portanto, esse primeiro ponto fica a 878 quilômetros do Polo Sul. Enquanto o segundo ponto está a cerca de 180 quilômetros de distância de Polyus Nedostupnosti.

7 – Geórgia do Sul

Canaltech

A ilha Geórgia do Sul fica na porção atlântica do Oceano Antártico, a cerca de 1.450 quilômetros ao leste das ilhas Malvinas e de 4.790 quilômetros a oeste da Cidade do Cabo, na costa africana.

Ao todo, a ilha tem 3.755 quilômetros quadrados de área, sendo habitada praticamente por animais. Embora esse lugar também seja um dos pontos inacessíveis da Terra, um pequeno número de cientistas passa algumas temporadas na ilha.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech

Conheça a “Praia do Porco”, onde os animais andam livremente pela areia

Matéria anterior

Quanto é o cachê dos participantes do BBB?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos