Os peixes mais mortíferos e assustadores do mundo aquático

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      05/12/14 às 19h57

Peixes podem parecer inofensivos, lerdos e burros, mas nem todos eles são como os peixinhos dourados que você matou tantas vezes e magicamente foram parar na privada. Alguns deles, como enguias e baiacus, são reconhecidamente malignos e venenosos, e brincar com eles é motivo pra pesadelo e trauma de infância. Afinal, quem não tinha medo daquela fase submarina do Mario 64, com uma enguia gigante? Só de lembrar eu ainda tenho calafrios. Confira aqui as versões reais desse e outros monstros subaquáticos:

Enguia elétrica

Electric-Eel-12kV-Voltage-Transformer

Se você acha que os mitos sobre esses peixes serem capazes de gerar eletricidade era um mito, só dê uma olhadinha no vídeo. Fora isso, através dos receptores elétricos, elas são capazes de atordoar outros seres vivos, fazê-los ter paradas cardíacas e respiratórias, perceber as mais leves mudanças no ambiente e produzir até 600 Volts por descarga elétrica. Se isso mata um jacaré, há poucas coisas que não mataria.

Peixe Tigre

Tiger-Fish

Com essa boquinha e as cores de um tigre, fica fácil de entender a nomenclatura, mas as semelhanças não param aí: o peixe-tigre é um exímio caçador e luta até o fim, e geralmente é encontrado no Rio Congo e no Lago Tanganiyaka, na África. Eles atacam em cardumes e comem grandes animais - é, dá pra ver, pelo tamanho dos dentinhos.

Goonch

killer-fish-goonch-catfish

Esse peixe da família do peixe-gato vive no Rio Kali (deusa indiana da morte e destruição), que fica entre a India e o Nepal, e é conhecido por adorar comer gente. Por isso, diversos sumiços misteriosos são registrados no rio anualmente.

Peixe-pedra

Stone-Fish

Apesar de parecer "somente" um camaleão marinho, esse peixe veio equipado com espinhos em seu dorso, e, mais que isso, espinhos encharcados de veneno mortal. Por isso, se você não o vir e estiver andando por aí, pode acabar não levantando mais, já que esse é um dos seres mais venenosos do reino animal, que causa muita dor e pode até matar.

Peixe cabeça de cobra

snakehead-fish-full-body

Esse peixe vive na China, Rússia e Coreia e é um real predador. Quando entra num lago, come tudo vivo dentro dele. Depois sai, rasteja comendo tudo que encontrar e chega em outro lago, onde repete o processo até morrer em algum momento.

Vandellia Cirrhosa

OSGIM-00001598-001

Com apenas 2,5 cm, esse peixe prova que não é preciso ser grande pra botar medo em alguém. Isso porque ele se alimenta e sangue e urina, que tem ureia, seu principal alimento. Por isso, eles gostam de entrar no ânus, pênis ou vagina de banhistas e se alojar dentro da carne deles, sugando o sangue e urina desses locais, que podem precisar ser amputados para remover o bicho de lá. Agradável, né?

Piranha

Piranha

Essa aqui todo brasileiro conhece, e sabe que são capazes de limpar um boi até os ossos numa questão de minutos. Com sua carcaça dura, são difíceis para pesca e inúteis para consumo humano, a não ser que você goste de comer couro e dentes.

Baiacu

White-spotted-puffer

Um dos peixes mais venenosos e urticantes, a espécie usa um veneno com base em tetrodoxina, que afeta o cérebro e causa paralisia até nas menores quantidades. Apesar disso, é considerado um alimento de luxo no Oriente, onde sushimans usam técnicas centenárias para remover seu veneno e deixá-los aptos para consumo.

Payara

Payara-with-Oscar

Se a piranha evoluísse, estilo Pokémon, viraria a Payara. Igualmente agressivos, incansáveis e numerosos, os cardumes do "peixe vampiro" destroem qualquer coisa e costumam caçar peixes do mesmo tamanho que eles, mas também costumam abrir uma exceção para comer piranhas. Tá bom ou quer mais?

 

Confira também a lista de pássaros venenosos, malignos e mortais - e você achando que passarinhos eram tranquilos!

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+