Curiosidades

6 segredos do sucesso de Elon Musk

0

O mundo está cheio de homens ricos, que têm dinheiro suficiente para tirar pelo menos um continente inteiro da miséria. Eles estão espalhados por todas as formas de negócio que você imaginar.

Elon Musk é um empreendedor sul-africano. O africano, que foi naturalizado americano, é nada menos que o criador da empresa de pagamento online, o PayPal, CEO da SpaceX, onde ele investe em exploração espacial e também CEO da Tesla Motors. Ele foi a primeira pessoa a levar um carro para a órbita espacial.

O empresário acabou de se tornar a pessoa mais rica do mundo. Musk ultrapassou Jeff Bezos, fundador da Amazon, que era anteriormente o detentor desse título.

O patrimônio líquido de Musk ultrapassou os 185 bilhões de dólares, que é aproximadamente um trilhão de reais. Ele conseguiu esse feito, depois de um aumento no preço das ações da Tesla, sua empresa de carros elétricos.

E qual será o segredo do sucesso do empresário? Mostramos aqui alguns deles.

1 – Não se trata de dinheiro

A forma como Elon Musk lida com seus negócios é dessa forma. Em 2014, em uma entrevista dada à BBC ele disse que não sabia o quão rico era.

“Não é como se houvesse uma pilha de dinheiro em algum lugar. Na verdade, tenho um certo número de votos na Tesla, SpaceX e SolarCity, e o mercado tem valor nesses votos”, disse.

Musk disse que não tem nada contra a busca pela riqueza, mas se ela for feita de maneira ética e correta. No entanto, ele disse que não é isso que o move.

2 – Correr atrás do que ama

“Você quer que as coisas no futuro sejam melhores. Você quer essas coisas novas e empolgantes que tornam a vida melhor”, disse. E a base, em Marte, é um fator que mostra que o empresário acredita na chave para o sucesso.

Por exemplo, Elon Musk disse que montou a SpaceX porque estava se sentindo frustado pelo programa espacial americano não ser mais ambicioso. “Esperava que avançássemos para além da Terra, colocássemos uma pessoa em Marte e tivéssemos uma base na Lua e tivéssemos, você sabe, voos em órbita muito frequentes”, explicou.

E o começo desse projeto não foi para ganhar dinheiro, mas sim pousar uma pessoa em Marte. Ele disse que se considera mais um engenheiro do que um investidor. E que é isso que o faz acordar de manhã, a vontade de resolver problemas técnicos. É isso que mede o seu progresso ao invés de dólares.

3 – Não tema pensar grande

Um fator que os negócios de Elon Musk tem em comum é que todos eles são audaciosos. Ele pretende revolucionar a indústria automobilística, colonizar Marte, fazer trens super rápido, integrar inteligência artificial com o cérebro humano e várias outras coisas.

O empresário nunca escondeu o fato de que suas inspirações vieram dos livros e filmes que ele viu e leu quando era criança na África do Sul. E isso é a terceira dica de negócios dele. Nunca se reprima.

4 – Se prepare para assumir riscos

Por mais que seja uma coisa óbvia é uma das dicas de negócios de Musk. Tanto que ele  correu mais riscos do que a maioria. Em 2002, ele vendeu suas participações nos seus dois primeiros empreendimentos, que era um guia da cidade na internet chamado Zip2 e a empresa de pagamento PayPal.

Ele planejava colocar metade da sua fortuna em seus negócios e ficar com a outra metade. Mas as coisas não aconteceram bem assim. As empresas de Musk enfrentaram todos os tipos de problemas no começo. E a crise financeira chegou para ele.

“Eu poderia ficar com o dinheiro, então as empresas definitivamente morreriam, ou investir o que me restava e talvez houvesse uma chance”, ressaltou.

5 – Ignorar as críticas

Em 2014, o empresário se chocou  com a alegria de vários analistas com suas dificuldades. “A schadenfreude (satisfação perante o infortúnio de outra pessoa) foi realmente surpreendente. Havia vários sites de blog praticando uma vigília da morte da Tesla”, lembrou.

Isso é mais uma lição de  Musk sobre negócios. Não dê ouvidos aos críticos.

6 – Se divirta

Seguindo essas dicas, e tendo um pouco de sorte, talvez você se torne incrivelmente rico e famoso. Musk é um workaholic assumido e se orgulha de trabalhar 120 horas por semana. No entanto, desde que ele é conhecido pela mídia o empresário parece se divertir fazendo o que faz.

Os sinais que nossa língua dá sobre a saúde do corpo

Matéria anterior

Conheça a lebre do mar negro, a maior lesma marinha do mundo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar