As obras da engenharia moderna impressionam qualquer pessoa. Ainda mais porque hoje em dia parece que não existe um limite para elas. Um exemplo disso pode ser visto nos Emirados Árabes, que parecem estar querendo ser a nova capital dos arranha-céu. Mas além deles, a Arábia Saudita quer ser a capital dos megaprojetos, como no caso desse cubo que pode acomodar 20 Empire States.
Dentre os megaprojetos já existentes tem o The Line, que é o mais ambicioso deles, o próprio aeroporto de Riad, um arranha-céu com mais de mil metros e outro de dois mil metros, além de vários outros.
Contudo, a Arábia Saudita está com o projeto desse cubo, que ainda está em sua fase de andamento. Para se ter uma noção do quão grande ele será, ele tem 400 x 400 metros podendo acomodar 20 edifícios como o Empire State.
O nome desse cubo é Mukaab e como ele ainda está sendo desenvolvido, as imagens que se tem são renderizadas. Contudo, nelas já é possível ter uma ideia do quão imponente ele será, mas claro que ao vivo essa proporção deve ser bem maior.
Esse cubo irá ter 400 metros de altura, 400 metros de largura e 400 metros de comprimento e esse formato foi escolhido para que eles conseguissem aproveitar o máximo possível de cada centímetro interno.
O pensado para esse cubo da Arábia Saudita é que ele seja como se fosse uma cidade. Isso porque nos seus 400 mil metros quadrados irá ter espaço comercial, residencial e de entretenimento, jardins internos e, no centro de tudo, uma torre em forma de espiral. Além do seu próprio sistema de transporte interno.
A construção foi anunciada pela primeira vez em 2023, mas somente agora que o Public Investment Fund, a empresa por trás da construção do cubo, comentou a respeito das novidades desse megaprojeto. De acordo com a empresa, até o momento já foram feitas mais de três milhões de horas de trabalho e 86% do projeto já está feito.
Embora esse cubo da Arábia Saudita seja impressionante por si só, ele é parte de uma coisa bem maior. Isso porque ele irá ser parte do New Murabba, um projeto que quer transformar 19 quilômetros quadrados que abrigarão mais de 100 mil casas, 980 mil m² de lojas, 1,4 milhão de m² de espaço para escritórios, hotéis, uma universidade e 1,8 milhão de m² de espaço cultural e de lazer.
Os planos é que tudo isso fique pronto até 2030 para que seja na mesma época da estratégia Vision 2030 da Arábia Saudita.
Fonte: IGN
Imagens: IGN