• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Poligamia: Conheça os lugares onde ainda é permitido ter várias esposas

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      16/10/14 às 18h16

Aqui no Brasil, a menos que você seja o Mr. Catra, se envolver com mais de uma mulher é a receita certa para cair em uma enorme confusão. Isso porque o casamento é permitido apenas entre duas pessoas e, quando uma terceira entra na história, a própria lei entra no meio, já que isso é proibido por aqui. (Clique para ler também: A lista de regras que a esposa de Einstein era obrigada a seguir).

Mas, em 50 outros países do mundo ter mais de uma esposa é perfeitamente normal. Em outros 20 lugares desse mundão, embora as leis não falem sobre costumes poligâmicos, esse tipo de casamento é culturalmente aceito, como em países africanos e em locais onde a religião muçulmana é predominante.

Aliás, só para esclarecer esse assunto, o Alcorão não permite haréns com dezenas ou centenas de mulheres, como filmes e animações insistem em mostrar por aí. O máximo de esposas que um muçulmano pode ter é quatro... o que aliás, já é um número enorme, não acha?

Conheça, abaixo, alguns casos reais de poligamia que já foram registrados pelo mundo:

1. Marrocos

O recorde mundial de número de filhos pertence a um sultão marroquino, que viveu entre os anos de 1672 a 1727. Registros apontam que ele teve 888 herdeiros, sendo 548 homens e 340 mulheres. Aliás, ele teve 500 esposas. Outro detalhe sobre sua vida é que o homem foi um tirado e, por 20 anos se manteve no governo de Marrocos, onde tirou a vida de 30 mil súditos que por alguma razão desobedeceram suas ordens.

2. África do Sul

Jacob Zuma, o atual presidente do país, se casou pela quinta vez no último mês de janeiro. Ele, que já tem seus 67 anos, é um adepto das tradições zulus, embora só tenha três esposas: uma morreu e outra pediu o divórcio.

3. Estados Unidos

Joseph Smith viveu entre os anos de 1805 e 1844. Dizem que ele tinha mais de 30 esposas, com idades que variavam dos 14 aos 60 anos. Mas há quem diga que o "galã" tenha se casado tantas vezes sem o conhecimento da esposa titular, Emma, que não gostava nenhum pouco da ideia de viver rodeada por tantas mulheres.

1

4. Estados Unidos

No século 19 os Estados Unidos presenciou outro caso de poligamia. Brigham Young teve 55 esposas, inclusive algumas viúvas de Smith, o outro norte-americano que citamos acima. A família de Young morava toda junta em duas casas enormes, onde cada esposa e seus filhos tinham uma área separada para si. Aliás, o homem teve 57 filhos.

5. Arábia Saudita

Saleh Al-Sayeri é um espertinho que encontrou uma forma de burlar as leis do Alcorão. Isso porque ele se diz casado com três esposas há mais de 20 anos, mas a 4ª "vaga" está sempre passando por constantes modificações. Há quem diga que ele já tenha passado por 58 casamentos só contando essa historinha. Ele conta que teve 10 filhos, mas se perde na hora de falar das filhas, que acredita ter sido 25. O nome das esposas ele também não se recorda muito bem.

2

6. Etiópia

Com 78 filhos e 12 esposas, a família populosa de Ayatu Nure está de mal a pior. Todos em sua casa sobrevivem se alimentando de raiz de bananeira. Agora, para garantir que suas filhas tenham uma melhor condição de vida, ele está vendendo todas para seus futuros maridos.

7. Israel

Esse é o único cara da lista que foi preso por poligamia. Isso porque Goel Ratzon, um israelita de 59 anos, mantinha suas 32 esposas e seus 89 filhos em condições sub-humanas, criava suas próprias leis para todo mundo e ainda embolsava todo a ajuda governamental que suas mulheres recebiam, já que elas eram consideradas mães solteiras.

8. Israel e Judá

Essa é super polêmica, isso porque envolve personagens bíblicos que viveram por volta de 970 a.C. Dizem que o Rei Davi... aquele que derrotou o Golias, teve várias mulheres. Pelo menos é isso que dá para entender nessa passagem do antigo testamento: "Chegando a Hebron, Davi tomou ainda mais concubinas e esposas de Jerusalém, e mais filhos e filhas nasceram para Davi". (livro de Samuel, capítulo 5, versículo 13).

4

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+