Curiosidades

Por que a maioria das mulheres vitorianas nunca cortava seus cabelos?

0

Você já deve ter visto alguma foto das mulheres vitorianas. Na era vitoriana, o cabelo de uma mulher ocidental era de extrema importância para sua aparência. Isso marcava seu estatuto e sua feminilidade. Deixar os cabelos grandes, era um importante ritual de passagem para uma adolescente. Durante este período, era o momento em que ela começava a usar para cima. Elas usavam no formato de coques, presos e podiam até mesmo inovar no penteado, prendendo-os de várias formas diferentes. Antes desse período, os cabelos das vitorianas só podiam ficar soltos, em trancinhas ou amarrados, com laço de fita.

O cabelo, de uma dessas mulheres, era usado em espiral e enrolado, em uma variedade de penteados variados. Muitas vezes, ainda eram enfeitados com jóias ou penas. Os penteados mudavam de forma constante, conforme a moda passava a instruir. No entanto, os cabelos não eram cortados, a menos que fosse absolutamente necessário. Como em diversas sociedades, a doutrina religiosa foi um fator no policiamento do cabelo das mulheres vitorianas. Isso exigia que o mesmo fosse coberto com lenços e chapéus, ou presos em coques. Isso, em especial, se a mulher fosse casada.

Por que as vitorianas não deixavam os cabelos soltos?

Vitorianas 1 728x1024, Fatos Desconhecidos

Deixar todo o cabelo a mostra era algo visto como indecente. Era até mesmo considerado um pecado, quase como se a mulher estivesse nua. Para um observador da era vitoriana, as fotos de mulheres com os cabelos soltos é como ver uma revista Playboy. Naquela época, era algo extremamente vulgar. Na moda da sociedade, entre as classes média e alta, os cabelos de uma mulher se tornaram ponto focal de interesse sexual. Como falamos antes, era a principal expressão de sua feminilidade. Para as classes mais pobres, manter as tranças longas com a falta de higiene da época era altamente impraticável.

Vitorianas 2 664x1024, Fatos Desconhecidos

Diversas mulheres decidiam vender seus cabelos a fim de ganhar dinheiro. Não eram proibidas de terem cabelos curtos, embora passassem a ser consideradas extremamente feias. Além disso, os homens também não se interessavam por elas, então muitas morriam sozinhas. Foi nessa época que começaram a dizer que o cabelo de uma mulher é uma coroa que você nunca tira.

Significados

Vitorianas 3 663x1024, Fatos Desconhecidos

Os jeitos de cabelos das vitorianas também ditavam como cada uma era. Os mais encaracolados, por exemplos, eram agregados às mulheres mais doces e bem humoradas. Por outro lado, as de cabelos lisos eram consideradas sérias e mais rígidas. Além disso, quanto mais volumosos fossem os fios, mais “boa de cama” era uma mulher. Visto hoje, esse é um pensamento e um estereótipo bastante ultrapassando, mas normal para a época. Por essa razão, as mulheres passaram a ser fotografadas, de lado ou de costas. Isso não era para mostrar o seu bumbum ou seios avantajados, mas sim, os seus cabelos de ângulos diferentes.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia porque as vitorianas usavam cabelos extremamente longos? Comenta pra gente aí embaixo e já aproveita para compartilhar com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Faça um tour por nosso site e descubra um mundo de curiosidades.

7 promoções de comida absurdas da Black Friday

Matéria anterior

10 comentários mais épicos da Fatos Desconhecidos #53

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos