Curiosidades

Por que a maioria dos aviões são brancos? Veja os motivos

0

Viajar de avião para muitos é um sonho, e quem já viajou sabe o quão confortável e prática essa experiência pode ser. As distâncias parecem menores e o tempo que se leva para chegar ao destino final é muito mais rápido do que em qualquer outro meio de transporte. Mas com certeza, poucas pessoas já se perguntaram o motivo dos aviões serem brancos.

Por mais que seja uma pergunta simples, a resposta para ela tem a ver com a eficiência, praticidade e segurança desses veículos. A escolha da cor deles é muito mais do que meramente estética.

O primeiro motivo para os aviões serem brancos é por conta de economia. Isso porque as companhias aéreas estão sempre buscando formas de reduzir seus custos. E pintar suas aeronaves de branco pode economizar uma quantidade bem significativa de dinheiro.

Isso acontece porque a tinta branca precisa de menos camadas, ou seja, isso é menos peso. E com um peso menor, isso faz com que os aviões consumam menos combustível, tendo uma economia entre 40 a 160 mil euros por avião. Levando em consideração a quantidade de aviões na frota de uma companhia, a economia é bem grande.

Aviões brancos

Aeroin

Além dos custos, a cor branca é bem visível, mesmo quando as condições climáticas não são favoráveis. Ter uma visibilidade boa é essencial para que colisões com pássaros possam ser evitadas, além de também ser mais fácil para uma equipe de resgate conseguir localizar o avião no caso de um acidente.

Outro motivo para a escolha da cor é que ela dá uma resistência maior à radiação solar. E nos climas quentes do nosso país, o branco ajuda a manter os aviões mais frescos e uma temperatura mais agradável na cabine.

A cor também facilita no momento de identificar alguma rachadura ou dano durante as inspeções. No momento de comprar ou vender, por conta do branco ser uma cor neutra, não é necessário um grande esforço no momento de repintar. Isso faz com que a mudança de cores corporativas entre empresas diferentes seja mais fácil.

Curiosidades

Migalhas

As curiosidades sobre os aviões vão muito além do motivo pelo qual eles são brancos. Por exemplo, o banheiro não é o lugar mais sujo da aeronave. Provavelmente, a maioria das pessoas tende a achar que o banheiro é o lugar mais sujo, praticamente, de todos os lugares. Mas nos aviões isso não é uma verdade. Um estudo de 2015 feito pela TravelMath descobriu, que mesmo que as descargas tivessem 265 unidades formadoras de bactéria (UFC) por centímetro quadrado, existiam outros lugares piores.

As bandejas de encosto dos bancos eram lugares com 2.155 UFC por centímetro quadrado. É um número oito vezes maior de bactérias do que as encontradas nas descargas do banheiro. Provavelmente esse lugar é mais sujo por suas limitações de limpeza. Geralmente a tripulação tira o lixo, mas não esteriliza as bandejas.

Outro fato curioso é que, às vezes, os pilotos dormem. A pesquisa, feita pela European Cockpit, em 2012, analisou seis mil pilotos em um barômetro de fadiga. No resultado, três em cada cinco pilotos na Suécia e Noruega admitiram ter feito erros por causa da fadiga. E na Alemanha esse número foi de quatro em cada cinco.

O mais alarmante disso foi que 40% dos pilotos britânicos confessaram ter dormido enquanto estavam comandando a aeronave. E um terço deles também admitiu ter seu copiloto na mesmo situação. É permitido que os pilotos durmam. Mas pelo menos um tem que ficar acordado.

As pessoas que já viajaram para destinos longe sabem que, geralmente, as companhias aéreas podem dar aos passageiros cobertores. Eles vêm embalados em um plástico, mas isso não quer dizer que eles são novos. Jornalistas investigativos do Wall Street Journal fizeram uma pesquisa e descobriram que a maioria dos cobertores é lavada uma vez a cada cinco ou 30 dias. Além disso, eles são reutilizados pelos passageiros entre as lavagens.

E com relação às famosas máscaras de oxigênio que sempre são faladas nos avisos antes da decolagem, elas têm a duração de no máximo 20 minutos. Por sorte, essa é a duração suficiente para que o piloto guie o avião para uma altitude em que não é preciso o uso adicional da máscara para respirar.

Fonte: Mistérios do mundo

Imagens: Aeroin, Migalhas

‘Masterdating’: conheça a nova tendência de namoro que tanto solteiros quanto casados estão tentando

Artigo anterior

Marte está girando cada vez mais rápido e os cientistas não sabem explicar

Próximo artigo