CuriosidadesHistória

Por que as letras do teclado não seguem a ordem alfabética?

0

Você já se perguntou o porquê de as letras do teclado não seguirem a ordem alfabética normal? Muitos se fazem essa pergunta, mas acabam deixando pra lá quando pegam prática no velho e tradicional teclado QWERTY. O motivo principal para as letras serem todas desordenadas vai deixar você intrigado.

Primeiro, o teclado que usamos se chama QWERTY por serem as letras formadoras dessa palavra – q,w,e,r,t e y – as primeiras do teclado como o conhecemos. Se reparar, vai ver que elas são as 6 primeiras da primeira fila de letras do teclado. E esse modelo de teclas desordenadas foi criado com um objetivo que vai te deixar pasmo: deixar a digitação mais lenta.

Isso ocorreu porque as primeiras máquinas de escrever eram de tecnologia rudimentar e travavam os tipo (teclas) quando a datilografia era feita muito rápida. Há controvérsias sobre quem foi realmente o primeiro inventor da máquina de escrever. Existem registros de que o padre brasileiro Francisco João de Azevedo teria, em 1861, construído o primeiro modelo de máquina de escrever do mundo, mas nunca conseguiu a patente.

Mas quando o impressor americano Christopher Latham Sholes (1819-1890) ‘inventou’ oficialmente a máquina de escrever, em 1868, ficou famoso por isso e tentou ordenar as letras em ordem alfabética – como acontece na segunda fileira, onde tem-se uma sequência quase completa com as letras DFGHJKL.

fbd950d52ef3b0427eafbc47a7b7503d_view

Entretanto, as mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater as teclas numa velocidade adequada (nem muito rápida, nem muito lenta), sem embaralhar os tipos, ou seja, as teclas. Por isso, as letras ‘E’ e ‘I’, duas das letras mais comuns na língua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, por ser a mais acessível. A letra ‘A’, outra das mais comuns, ficou com o espaço do dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos, justamente para evitar erros em datilografias rápidas.

August Dvorak, em 1932, criou um modelo de teclado onde a posição dos tipos permitia escrever 3 mil palavras só com a letras da primeira fileira. Porém, devido a fixação do outro modelo no mercado, o teclado QWERTY tornou-se padrão industrial e assim permanece até hoje.

Quanto custa um político no Brasil?

Artigo anterior

5 filmes que estavam envolvidos em casos abusos de animais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido