Por que é impossível quebrar um ovo na vertical com as mãos?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      15/10/15 às 18h09

Quebrar um ovo pode ser tarefa difícil, dependendo do modo como você coloca o ovo para realizar tal tarefa. Por conta disso, muita gente prefere dar uma batidinha em algum canto e tirar clara e ovos para o que desejam fazer.

Os ovos são ingredientes muito utilizados para a preparação de bolos e muitas receitas culinárias. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma matéria sobre os 15 bolos mais criativos do mundo que você não conhecia (Clique aqui e confira a matéria).

E quebrar um ovo para preparar uma omelete ou um ovo frito nunca foi uma coisa fácil assim. E por que será que não dá para quebrar um ovo na posição vertical usando as nossas mãos?

OvoMarceloJustoFolha

Quebrar um ovo desse modo não é possível por conta do ângulo fechado da curvatura do ovo que fica nessa posição. A força aplicada com as mãos nas extremidades do ovo se distribui sobre toda a casca e o efeito acaba sendo anulado por conta de uma força contrária.

De acordo com o professor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Nunes de Oliveira,  "A intensidade da força que conseguimos aplicar com as mãos nos polos não é suficiente para romper a resistência da casca".

Segundo o físico da Universidade de São Paulo, Cláudio Furukawa, "As moléculas, nesse caso, são praticamente apertadas umas contra as outras, o que dificulta o rompimento". Já quando você decide quebrar um ovo na lateral, o ovo se quebra facilmente, pois a compressão se torna perpendicular à casca. A área que recebe a pressão para ser quebrada cede para dentro e não comprime o restante da casca.

pisando-em-ovos

O mecanismo é semelhante a amassar com uma lata de refrigerante, pois é mais simples a pressão na lateral do que nas extremidades. Um ovo suporta uma força aplicada de até centenas de Newtons. Isso equivale a dezenas de quilos.

Confira algumas pessoas tentando quebrar um ovo pela horizontal:

Bônus

É possível separar as folhas de um livro colocadas umas sob as outras? Veja o vídeo:

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+