Por que é tão difícil lembrar nomes de pessoas que acabamos de conhecer?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      12/09/14 às 23h25

Sabe aquela situação? Você está numa festa, conversando com alguém loucamente há meia hora. De repente você pensa no futuro com aquela gata (ou gato) e pensa em tudo que ela te disse, a conversa está realmente boa, mas aí você precisa chamar ela pelo nome.E o branco acaba com a sua vida. Mas, se queremos lembrar e acabamos de ouvir o nome de alguém, como podemos esquecer tão rápido?

Compilamos aqui algumas explicações, que explicam como seu banco de memórias recentes, seu nervosismo e até mesmo sua lógica podem agir como inimigos na hora de uma paquera ou conversa no primeiro dia no emprego novo:

Porque você está ocupado demais

200447888-001

Se você está num grupo de pessoas desconhecidas, é provável que esteja se preocupando tanto com a maneira com a qual se porta e o que diz que não consiga prestar atenção em mais nada, inclusive no que os outros estão falando. Seja por extrema arrogância ou timidez, essa preocupação intensa consigo mesmo pode ser a razão pra você esquecer um nome 5 segundos depois de tê-lo ouvido.

Cabeça mole

20080506_forget_persons_name

O cérebro armazena dois tipos de memória,  as de curto e longo prazo. As de curto têm uma pequena capacidade de armazenamento, enquanto com as grandes é o contrário. Na prática, isso significa que para que uma memória não seja perdida no fluxo constante de memórias recentes sendo criadas, você a transfira para a parte de memórias antigas. Por essa razão, mesmo querendo lembrar, muita gente só consegue memorizar o nome de outras pessoas depois de vários encontros.

Falta de sentido

shrug

Outra coisa que dificulta a associação entre pessoas e seus nome é a praticamente inexistente relação entre nome e nomeado. A não ser para artistas e pessoas com pais de gosto peculiar, o seu nome dificilmente refletirá sua personalidade ou aparência.

É mais provável que você se lembre alguém pela aparência, voz, cheiro, ideias e outros tipos de interação mais marcantes que o nome, e isso faz seu cérebro descartar a informação, que parece inútil...Até você precisar ligar pra pessoa e não lembrar o nome!

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+