Como você imagina a comemoração do aniversário de uma rainha? Bom, é provável que você visualize tudo que há de mais sofisticado dentro de um ambiente de realeza. No entanto, no caso da monarca mais famosa do mundo, a coisa não é bem assim. Nesta quinta-feira (21), a Rainha Elizabeth fez 96 anos, mas a celebração só acontecerá e junho.
Na ocasião, a monarquia inglesa promove o Trooping the Colour, festividade em Londres na qual a líder máxima do país desfila ao lado da infantaria real. Essa tradição perdura desde 1748, com raras falhas.
Trooping the Colour
Não é só você que passou o aniversário fazendo apenas um “bolinho”. A rainha do Reino Unido também não teve grandes programações. Afinal, a tradição inglesa prega que a vida de sua monarca seja glorificada no segundo sábado de junho, durante o Trooping the Colour. A escolha dessa data se deve às melhores condições climáticas que o verão do hemisfério norte traz consigo.
Nesse evento, membros da família real, convidados e cidadãos podem acompanhar o desfile da líder máxima da nação. A propósito, a realeza promove um sorteio dos ingressos entre as pessoas que se interessam em acompanhar o desfile.
Quem assistir ao Trooping the Colours, verá uma comitiva contando com 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos, todos dedicados a homenagear a Rainha Elizabeth e seus 70 anos de comando.
Em suma, a cerimônia atravessa os pontos mais simbólicos de Londres: o Palácio de Buckingham, a Avenida The Mall e o Horse Guard’s Parade. A propósito, a Rainha Elizabeth fazia esse trajeto em cima de um cavalo, no entanto, nos últimos anos ela se põe a bordo de uma carruagem.
Sendo assim, quando ela chega no Horse Guard’s Parade, uma saudação real a aguarda. Em seguida, a monarca empenha uma inspeção das tropas, que são aqueles famosos soldados britânicos de túnicas vermelhas e chapéus pretos de pelo de urso.
Feito esse processo, as bandas militares se apresentam e logo após o show, promovem uma escolta da bandeira do Reino Unido. Por fim, a Rainha Elizabeth retorna para sua residência oficial, onde é recebida por outros membros da família real. Em âmbito familiar, a “aniversariante” assiste ao desfile dos aviões da Força Aérea Real.
História da cerimônia
Definitivamente, quem estabeleceu esse protocolo não foi a atual monarca. Afinal, essa tradição é levada a sério desde 1748, durante o reinado de George II, que governou o Reino Unido de 1727 a 1760.
Porém, a consolidação do evento no calendário anual só se deu em 1820. Em raras ocasiões, os festejos não aconteceram. Nesse sentido, um deles foi em 1955, quando uma greve de ferroviários impediu a realização do evento.
Além disso, esse momento de comemoração também já quase terminou em uma séria tragédia. Em 1981, Marcus Sarjeant fez o absurdo em troca de 15 segundos de fama. Do meio da multidão, ele apontou uma arma de festim para cima e desferiu um disparo. Então, o estrondo assustou o cavalo em que a Rainha Elizabeth estava montada e quase a derrubou no chão. Por sorte, a monarca conseguiu controlar o animal e evitar consequências graves.
96 anos e contando…
Sem dúvidas, a longevidade da rainha britânica é objeto de admiração no mundo todo. Ela completa 96 anos com muito vigor e condições de comandar o Reino Unido por muito tempo. A propósito, este é o 72º Trooping the Colours que ela participa.
Vale lembrar que o respaldo de Elizabeth vai muito além das fronteiras do Reino Unido. Ela também é coroada como rainha em países como: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Jamaica, Bahamas, Granada, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.