Por que o cursor do mouse é inclinado para a esquerda?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      15/10/15 às 19h10

Esse pequeno indicador que circula pela sua tela do computador é utilizada o tempo todo por você e sempre aponta para uma direção só.

Mas o mouse foi uma invenção posterior à invenção do computador. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria histórica. Você sabia que com a invenção dos primeiros computadores, existiam tutoriais que ensinavam como usar o mouse na década de 80? (Clique aqui e confira a matéria).

Mas qual é o motivo de o cursor do mouse que aparece na tela do computador ser inclinado para a esquerda? Por que ele é assim?

MacOsCursores

Quando foi lançado o Macintosh 128K, o modelo ganhou o mercado e ainda não era muito popular o uso do mouse. Os usuários não tinham coordenação motora para manobrar o objeto e as empresas começaram a lançar tutoriais.

Para não ficar igual a uma linha na tela, o cursor do mouse foi projetado para ficar inclinado. A linha ficava fininha e chegava a desaparecer entre os outros elementos presentes na tela do computador.

Nas primeiras versões, ele foi projetado de forma reta.

Veja a ilustração:

4-NLSgui

As imagens com baixa nitidez e bastante pixelzadas ficavam difíceis para diferenciar o cursor de outras informações presentes na tela. O desenho em formato de reta prejudicava a navegação.

O inventor da tela do computador, do mouse e o cursor para guiá-lo foi Douglas Engelbart. Foi ele que simplificou as telas complicadas e repletas de números e textos. Percebendo as falhas que um cursor em linha reta gerava, ele realizou algumas pesquisas e notou que era melhor inclinar o cursor em 45 graus para a esquerda.

Isso facilitaria a visualização pelos usuários de computadores, assim como também facilitaria na produção. Na época de lançamento, a clássica Xerox Parc que foi a pioneira com a setinha do mouse inclinada.

samsung_series7_all_in_one

Mais tarde que empresas como a Microsoft e a Apple adotaram o cursor. E em tempos de dispositivos touch screen, os cursores estão sendo substituídos pelos dedos reais das pessoas.

Confira o vídeo documentário com Douglas Engelbart demonstrando sua interface:

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+