Por que os cachorros andam em círculos antes de deitar?

POR A redação    EM Natureza      13/08/15 às 18h34

Você já deve ter visto um cachorro se preparando para dormir ou tirar um cochilo. Eles podem se espreguiçar, bocejar, farejar o local, cavar no local, etc, mas se tem uma coisa que eles fazem com certeza é andar em círculos em torno do lugar antes de se deitarem.

Mas, por quê eles fazem isso?

Esse comportamento canino vem dos tempos pré-históricos, quando os cachorros precisavam fazer suas próprias camas, literalmente. Ainda que os cães domesticados tenham se adaptado para viver com os humanos, sendo mais facilmente treinados, alguns instintos primitivos de sobrevivência ainda permanecem no seu DNA.

dog-sleeping

Os antepassados dos cachorros construíam um "ninho seguro". Sem caminhas ou travesseiros, os cães primitivos tinham que pisar com suas patas em capins e arbustos para poderem fazer uma cama confortável para si mesmo e para seus filhotes. E a maneira mais fácil de preparar o terreno para dormir era andando em círculos em cima desses materiais.

Especialistas apontam ainda que o ato de andar em círculos servia também para garantir mais segurança, revelando o que poderia estar escondido pela grama ou pela neve e expulsando qualquer ameaça como cobras ou grandes insetos. Além disso, andar em círculos achata a área, deixando-a visivelmente marcada, sugerindo que o local já tem dono.

Como é uma característica que auxiliou na sua sobrevivência e evolução, o hábito permanece até hoje, mesmo que os cachorros durmam em caminhas, almofadas e lugares macios.

dog-in-lying-in-grass-sleeping-michael-cogliantry

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+