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Por que os personagens das caixas de cereal estão sempre olhando para baixo?

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Provavelmente você já deve ter reparado que os personagens de quase todas as caixas de cereal matinal olham para baixo. Sendo assim pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, analisaram 65 marcas de cereal para entender como esse detalhe na marca/caixa influência o consumidor.

Os resultados dessa pesquisa foram divulgados no inicio de abril pelo periódico Environment & Behavior eles mostraram que os cereais feitos para crianças são colocados nas duas prateleiras inferiores a 60 centímetros do chão, enquanto os produtos feitos para adultos ficam nas duas prateleiras mais altas a uma média de 1,20 de altura.

Encontraram ainda um segundo padrão, as embalagens de cereais para crianças usam personagens com os olhos em ângulo médio de 9,6 graus para baixo, o que faz com que as crianças e o personagem tenham um contato visual. Por outro lado, as figuras que aparecem nas embalagens para adultos olham praticamente reto, buscando também fazer contato visual.

Essa imagem mostra bem como funciona. (Reprodução: Food Psychology)

Essa imagem mostra bem como funciona. (Reprodução: Food Psychology)

Esqueceu como são as embalagens? Então tire a prova aqui:

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E como esse contato visual influência o consumidor?
Depois de analisar as embalagens e identificar esse padrão estratégico nas empresas, os pesquisadores realizaram outro estudo para determinar os sentimentos e a conexão que cada consumidor demonstrava em relação a marca.

Eles criaram um sistema para que os participantes dessem nota para a confiança e conexão que sentiam com cada produto. Para isso os pesquisadores mostravam aleatoriamente duas embalagens: em uma delas o coelho olhava para a frente e na outra para baixo.

Esse estudo mostrou que a confiança na marca era 15% maior e o sentimento de conexão era 28% mais alto, quando o participante fazia contato visual com o personagem. Além disso os participantes afirmaram gostar mais do cereal do coelho (Chamado de Trix) que dos outros cereais.

Sendo assim a pesquisa mostra que, independente da idade do consumidor o contato visual faz com que as pessoas aumentem o índice de conexão e confiança com a marca.

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