• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que seu nariz sangra?

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      17/09/18 às 15h09

É muito comum que no tempo seco o nariz sangre. Mas calma, provavelmente isso não é motivo para entrar em pânico. É até normal, se formos levar em consideração a baixa umidade em que vivemos (principalmente se você for de Goiás).

Os sangramentos, também chamados de epistaxes ou hemorragias nasais, podem ser causados pelo tempo seco, por algum rompimentos de vasos nasais ou por conta de fraturas. É mais comum que ocorra principalmente em crianças, por conta da maior concentração de vasos sanguíneos.

O que fazer quando o nariz sangra?

Qual a melhor forma de agir em caso de sangramentos? Primeiro de tudo, não abaixe a cabeça. É algo que fazemos instintivamente para evitar de nos sujar, mas é a reação errada, já que isso faz com que o fluxo flua com maior facilidade. Então o primeiro passo é inclinar a cabeça ligeiramente para frente.

Em seguida, pressione a narina que está sangrando durante alguns minutos. Enquanto isso, respire pela boca. Isso provavelmente será o suficiente para que o sangramento cesse, mas não pare, repita o procedimento.

Quando o sangramento parar, é recomendado que permaneça em repouso por um tempo. Quando a hemorragia estiver acontecendo com uma criança é importante não deitá-la, porque o sangue pode ser aspirado e isso pode fazer com que ela engasgue e até vomite. É importante acalmá-la primeiro e então realizar todo o passo a passo explicado.

Como evitar as hemorragias nasais?

As hemorragias são causadas principalmente por conta do tempo seco, por isso a melhor forma de evitar que os sangramentos ocorram é se mantendo hidratado. De preferência em um ambiente com umidade considerável, mas às vezes, isso está fora de nosso alcance. Por isso o uso de umidificadores de ar podem ser uma boa alternativa.

Caso você não tenha o equipamento, pode aplicar soro fisiológico no nariz ou até mesmo umidificadores em gel. Deixar uma bacia cheia de água no ambiente também pode ajudar a aumentar os níveis de umidade do local. E claro, sempre ingerir a quantidade de água recomendada pelos médicos, que é de 2 litros diariamente.

No caso das crianças, é importante também sempre manter as unhas curtas. Isso porque algumas cutucam o nariz e isso pode causar lesões, que ocasionam também os sangramentos.

Quando procurar um médico?

A hemorragia nasal é normal, mas há casos extremos em que a melhor alternativa é procurar um médico. Se os sangramentos perdurarem por mais de 20 minutos e ocorrerem por várias vezes na semana a melhor alternativa é buscar ajuda.

Caso na família haja algum histórico de doença hemorrágica é preciso estar atento e caso o sangramento seja persistente, procure ajuda médica.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+