Todos nós sabemos sobre a extinção dos dinossauros. Um grande asteroide atingiu nosso planeta e extinguiu todos os dinossauros e outras espécies de répteis gigantes. No entanto, o que a maioria não sabe é que esse não foi o único evento de extinção que atingiu nosso planeta.

Uma descoberta recente, sobre um fato também recente, considerando que nosso sistema solar tem bilhões de anos, aponta para um grande evento de extinção. O desastre teria colocado fim na época do Plioceno e teria extinto um grande número de animais oceânicos.

Evidências da extinção

Publicidade
continue a leitura

Os pesquisadores descobriram recentemente que toda a Terra está cheia de isótopos ferro - 60. Esse é apenas um isótopo, com um número de nêutrons incomuns em seu núcleo. No entanto, a presença desse tipo de elemento químico pode indicar a ocorrência de uma supernova na Terra, segundo Brian Fields.

Isso porque o ferro 60 é radioativo e, com o passar do tempo, decai, se transformando em cobalto e depois em níquel. Isso significa que qualquer registro de ferro - 60 em nosso planeta, chegou aqui há muito tempo atrás. O elemento teria vindo do espaço, através de uma supernova, uma estrela que explodiu.

Aparentemente, um artigo encontrou evidências de uma super-nova há 325 anos-luz de distância da Terra. Como o evento ocorreu há uma distância considerável, não teria sido o suficiente para causar danos tão intensos em nosso planeta. No entanto, poderia ter facilitado a chegada de ferro - 60 em nossa superfície.

Publicidade
continue a leitura

Supernovas

Os cientistas suspeitam que a explosão dessa supernova e a de outras tenham acontecido próximas umas da outras. Isso também teria cooperado para deixar o meio interestelar como o temos atualmente. Quando uma supernova explode, ela limpa todo o gás e poeira ao seu redor e cria uma espécie de bolha.

Publicidade
continue a leitura

Essa série de explosões teria ocorrido há cerca de 2,6 milhões de anos e teria também causado a extinção da megafauna marinha. No entanto, a supernova não teria sido capaz de extinguir. Na verdade, nem mesmo o ferro - 60 seria, já que a explosão ocorreu há uma grande distância da Terra.

E você, sabia que existiram outros tipos de extinção? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que adoram saber sobre ciência.

Publicado em: 17/01/19 16h45