Curiosidades

Problemas oculares que vão te causar arrepios

0

Não é incomum ter problemas oculares. Afinal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 59 milhões de pessoas com miopia no Brasil, o que representa cerca de 25% da população. No mundo, o número de míopes chega a 2,6 bilhões.

Além disso, existem milhares de pessoas com astigmatismo, hipermetropia e doenças similares. Assim sendo, o que é incomum são acidentes ou problemas com parasitas oculares, por exemplo.

Problemas oculares mais estranhos

São diversos os problemas que afetam as pessoas ao redor do mundo, mas alguns chamam mais atenção pela peculiaridade.

Derretimento da córnea

Reprodução

O caso assustador aconteceu com uma senhora de 61 anos com artrite reumatoide. Por conta de um efeito colateral raro, ela sofreu com uma síndrome da ceratomalacia. Isso porque sua córnea praticamente derreteu.

Dessa forma, a ceratomalacia ocorre quando o sistema imune ataca a área próxima da córnea, rompendo o tecido ocular e permitindo que a iris escape, de certa forma, pelo buraco.

Nesse caso, a condição afetou seus dois olhos, o que é incomum, segundo especialistas. Com isso, a condição é corrigível por cirurgia, mas não é garantido que não seja um problema novamente.

Verme

Na índia, um vendedor de frutas desenvolveu um caso de loíase. Sua condição médica foi uma em que uma sombra estranha em seu olho esquerdo se revelou ser um nematoide.

Dessa forma, o homem possuía um verme da espécie Loa loa enrolado em seu globo ocular. Esse caso aconteceu em 2014, mas só foi publicado em 2016, na revista científica BMJ Case Reports.

O verme, considerado longo pelos médico, se movia pela cavidade vítrea de uma forma violenta, conforme destaca a publicação. Essa é a área interna do olho, atrás do cristalino e em frente à retina.

Provavelmente, a profissão da vítima desempenhou uma função importante na infecção, já que moscas-das-frutas são portadoras do parasita. Posteriormente, médicos retiraram o verme cirurgicamente. Foi o primeiro caso já visto de uma infecção no olho.

Após duas semanas, o vendedor de frutas relatou que sua visão apresentou uma melhora significativa, sem as sombras que via antes.

Íris saliente

Reprodução

O caso de íris saliente ocorreu com uma mulher na China. Por sorte, a condição não afeta a visão, mas segue sendo peculiar. Isso porque ela apresentou um colarinho na íris.

Um estudo nos olhos da paciente, publicado em 2017, mostrou que sua visão segue saudável e revelou que a condição não é tão rara. Na ocasião, a raridade está no grau em que sua íris se destaca.

Dieta que causa perda de visão

Um menino de 11 anos apresentou a perda de visão por conta de uma dieta altamente restritiva. Comendo apenas batatas, carne suína, carneiro, maçãs, pepinos e cereal à base de milho, nenhum dos alimentos contêm vitamina A. Por isso, médicos encontraram um nível muito baixo do nutriente em seu sangue.

Assim, a vitamina A é de extrema importância para a visão, já que é responsável pelo bom funcionamento das células oculares. Sem uma boa concentração dela no corpo, os olhos ficam secos e acumulam partículas, e também ficam mais suscetíveis a problemas na retina.

Como tratamento, o rapaz recebeu doses da vitamina, mas seus olhos provavelmente irão apresentar problemas para sempre.

Olho cabeludo

Em 2013, um caso de um iraniano de apenas 19 anos chamou atenção de especialistas em problemas oculares. Isso porque ele apresentou um tumor benigno no olho direito com vários pelos.

A condição se chama dermoide limbar e o tumor era presente no olho do rapaz desde que nasceu. Com os anos, ele acabou crescendo, sendo um tipo de tumor raro. Contudo, quando ocorre, é comum que ele apresente características de outras partes do corpo, como glândulas sudoríparas ou cabelos. Para resolver o problemas, médicos retiraram o tumor por meio de uma cirurgia.

Fonte: Canaltech

Bill Morgan: a história do caminhoneiro que ganhou duas vezes na loteria

Artigo anterior

Cinco séries para você aprender espanhol!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido