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Propaganda de sutiãs da Adidas é banida por mostrar vários tipos de seios

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As diferenças existentes entre um sexo e outro sempre geraram discordância entre as pessoas e fizeram com que muitas divisões sociais surgissem. E isso pode ser visto nos mais variados campos, inclusive nas propagandas. Tanto é que o corpo feminino é motivo de barrar uma propaganda. Como foi o caso da Adidas, que mostrou vários tipos de seios, e mamilos, de vários tipos de mulheres.

A propaganda da marca queria mostrar sua gama inclusiva de sutiãs esportivos para os mais variados tipos de seios. Contudo, ela foi banida no Reino Unido sob acusação de exibirem imagens com teor sexual.

Para sua campanha, a Adidas compartilhou colagens de seios nus nas redes sociais como uma celebração das diferentes formas e tamanhos que eles podem ter para ilustrar a diversidade de corpos e tons de pele entre mulheres.

Propaganda

The inspiration

Contudo, o projeto não foi bem recebido por uma parte do público. Essa parte reclamou da nudez explícita, além de apontarem sexismo e objetificação. Claro que toda essa polêmica teve uma grande repercussão, principalmente nos países europeus.

A repercussão foi tanta que o caso foi encaminhado à Autoridade dos Padrões de Publicidade (ASA, na sigla em inglês),  que é a organização responsável pela regulação da indústria de publicidade no Reino Unido.

As reclamações dos consumidores se referiam a dois pôsteres diferentes e um tweet da conta oficial da Adidas feito em fevereiro. A publicação no Twitter tinha em destaque 20 pares de seios nus de várias cores de pele, moldes e medidas e 43 estilos diferentes de sutiã.

Tweet

O tweet da propaganda dizia: “Acreditamos que os seios das mulheres de todas as formas e tamanhos merecem apoio e conforto. É por isso que nossa nova linha de sutiãs esportivos contém 43 estilos, para que todos possam encontrar o ajuste certo para eles”.

O pôster mostrava 62 seios nus com os dizeres: As razões pelas quais não fizemos apenas um novo sutiã esportivo”. Um outro pôster tinha o mesmo texto e imagens de 64 mulheres, mas com um filtro distorcido nos seios.

A ASA analisou os materiais publicitários da Adidas e disse através de um comunicado que as imagens devem ser proibidas em mídias que possam ser acessadas por crianças, caso contrário, sua reverberação pode provocar ofensas generalizadas.

Além disso, a ASA também considerou que a imagem com os seios pixelizados têm um apelo sexual inapropriado, mesmo que exista um filtro e os órgãos não estejam tão escancarados.

“Embora não consideremos que a forma como as mulheres eram retratadas fosse sexualmente explícita ou as objetivasse, notamos que os seios eram o foco principal nos anúncios, e havia menos ênfase nos próprios sutiãs, que eram apenas referidos no texto anexo. Como os anúncios continham nudez explícita, consideramos que eles exigiam uma divisão cuidadosa, para evitar ofender quem os visualizasse”, explicou o comunicado.

Adidas

UPI

A Adidas respondeu a essa decisão da ASA dizendo que acredita que as imagens não eram focadas na nudez gratuita, mas sim feitas com o objetivo de celebrar a diversidade dos corpos femininos.

Outro ponto que a multinacional alemã ressaltou foi o de que a decisão de cortar as fotos das modelos para que seus rostos não fossem mostrados foi para garantir o anonimato delas. Ou seja, reforçando o ponto de que as imagens foram feitas e publicadas com o consentimento total das mulheres que aparecem nelas.

Fonte: UOL

Imagens: Twitter, The inspiration, UPI

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