Curiosidades

Pykrete: O gelo mais forte do mundo

0

O surgimento do gelo mais resistente do mundo, o pykrete, pode ter acontecido devido a uma medida desesperada para solucionar um problema. Isso porque durante a Segunda Guerra Mundial, o inventor britânico Geoffrey Pyke teve a ideia de construir navios porta-aviões inteiros de gelo. O objetivo era substituir o aço que estava em falta.

Antes do Pykrete duas experiências foram realizadas em Alberta (Canadá) e levaram um verão para derreter. No entanto, isso não era o suficiente para o uso real. Por isso, a ideia só começou a ser levada a sério após a criação do pykrete. Este gelo aparenta ser inquebrável e demora mais tempo para derreter.

Para diferenciar o pykrete do gelo normal, basta explicar que ele utiliza serragem com água na proporção de 1 para 6 (14% de serragem e 86% de água). Com isso, as fibras da madeira ficam responsáveis por enrijecer o gelo, tornando-o tão forte quanto concreto. Além disso, o material demora muito para derreter, caso fosse mantido em temperaturas baixas poderia durar para sempre.

Por causa dessa comparação com o concreto que foi escolhido seu nome, sendo uma junção do sobrenome do criador do navio de gelo, Pyke, com a palavra concrete (concreto, traduzido do inglês).

A história do gelo Pykrete

Structural Ice

A criação desse tipo de gelo animou os exércitos do Canadá e dos Estados Unidos e por causa disso eles realizaram alguns testes. Um dos resultados dos testes é que os blocos de pykrete conseguiam parar uma bala, diferente do gelo comum, que ficava destroçado ao levar um tiro. Acredita-se que Winston Churchill (1874-1965) colocou um bloco de pykrete em sua banheira, ele teria se impressionado com a demora para derreter.

Além disso, os britânicos criaram o projeto Habakkuk para construir o porta-aviões de pykrete do papel. Porém, a ideia acabou não sendo utilizada porque a guerra acabou e a invenção não era mais necessária.

Por anos, ninguém se lembrou do pykrete, até que os MythBusters (Caçadores de Mitos) decidiram recriar um barco de gelo. O episódio do programa foi exibido em 2009.

Vale lembrar que o barco dos MythBusters era muito menor do que os porta-aviões planejados na Segunda Guerra. Além disso, não possuíam unidades de refrigeração e utilizavam papel velho para substituir a serragem. Apesar da criação ter se movido bem a cerca de 40 quilômetros por hora, ela começou a derreter em 20 minutos. Por causa disso, a dupla declarou que o “mito” do pykrete era “plausível, mas absurdo”, ao final do programa.

Após isso, outros programas começaram a fazer testes com os materiais, tendo resultados parecidos. Já em 2014,  engenheiros da Universidade Tecnológica de Eindhoven (nos Países Baixos) criaram um domo de gelo com o pykrete. 

O objetivo era criar uma enorme base inflável e em seguida jogar a água com serragem por cima. No entanto, um erro humano fez desinflar o balão no meio da construção, comprometendo toda a estrutura. Por isso, o domo de pykrete ficou em pé e chegou a receber turistas, mas desabou depois de alguns dias.

Como fazer pykrete em casa?

Globo

Para fazer o prykete em casa você pode seguir a receita da apresentadora Ana Maria Braga do mais você. Apesar de não ter a mesma duração do original, pode ser uma ótima opção para quem deseja que o gelo para bebidas e comidas dure mais.

Para fazer a receita é necessário apenas dois ingredientes, água e algodão. O modo de preparo é simples, sendo preciso forrar todo o fundo do recipiente com algodão, em seguida colocar a água e tampar com plástico filme. Depois disso é preciso deixá-lo congelar e desenformar.

De acordo com a apresentadora, a demora para descongelar se dá porque quando o gelo vai se tornando água, o algodão ajuda a transformá-la novamente em gelo.

Sorvete inspirado no pykrete

Reprodução

Em 2019, o Bompas & Parr, conhecido por suas criações diferentes para comida, criou um picolé capaz de suportar até uma hora sob temperaturas acima de 24 ºC sem derreter. Esse doce foi inspirado no pykrete.

Visto que o pykrete utilizava serragem, polpa de madeira e água, os criadores do sorvete criaram uma receita à base de fibras de frutas.

Fonte: Globo, Mega Curioso, Metrópoles

A árvore genealógica mais antiga do mundo

Artigo anterior

Cientistas querem produzir combustível em Marte com bactérias

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido