Quais os lugares mais perigosos para se colocar um piercing?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      02/02/15 às 12h33

Assim como as tatuagens, os piercings são muito procurados por adolescentes e pessoas de outras idades que querem fazer parte de uma "tribo" ou, simplesmente, radicalizar o visual. E, embora consista basicamente em um brinco, as partes do corpo onde eles são inseridos podem representar um grau maior ou menor de infecção, dependendo da quantidade de bactérias às quais essas áreas estão expostas.

A higiene da pessoas que colocar o piercing, a limpeza do local onde o adereço foi inserido, o tempo de cicatrização de cada lugar e, claro, a predisposição da pessoa à infecções e queloides, também são fatores que colaboram para deixar esse "capricho" mais ou menos perigoso.

1

Abaixo, aliás, você confere quais são as áreas mais perigosas e a que representam menor risco para se colocar piercings, segundo os profissionais da área:

Orelha

3

No lóbulo, que consiste na parte mais mole da orelha, os riscos são menores e, basicamente, semelhantes ao de colocar um brinco. Na cartilagem, no entanto, o cuidado deve ser maior, que que uma infecção pode causar necrose do tecido. A cicatrização, segundo os especialistas, demora até seis meses.

Umbigo

8

As chances de desenvolver infecções no local pode ser muito grande, uma vez que está sempre exposto ao acúmulo de suor, de água (do banho), de cosméticos, além de contar com pouca luz e, nem sempre, ser arejado. Segundo especialistas, pessoas com problemas de cicatrização e tendência à formação de queloides devem evitar colocar o piercing. A cicatrização pode levar de 6 meses a 1 ano.

Sobrancelha

4

Arejado e fácil de limpar, esse local é considerado um dos poucos onde os riscos de infecção são baixos. No entanto, é preciso escolher bem o profissional que colocará o piercing, já que a área é rica em veias e artérias, o que exige técnica mais apurada. O tempo de cicatrização é de dois a quatro meses

Mamilo

5

Para os homens, o mamilo é uma das áreas mais seguras. No caso das mulheres, por outro lado, o piercing pode causar sérias infecção nos dutos das glândulas mamárias, que é por onde sai o leite, na amamentação. Dois meses é a média de tempo que essa parte do corpo.

Nariz

6

No nariz é preciso maior cuidado, uma vez que sua parte interna é úmida, exposta a sujeiras (suspensas no ar) e propícia ao desenvolvimento de bactérias. Todos esses fatores, com certeza, aumentam os riscos de infecção. O tempo de cicatrização varia entre dois e quatro meses.

Língua

7

Cheia de vasos sanguíneos, a língua pode ter sérias hemorragias na hora de colocar o piercing. Mas há um fator positivo: a saliva ajuda a proteger a região contra infecções. A cicatrização leva de duas a quatro semanas.

Vagina e outras áreas íntimas

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Assim como as demais áreas íntimas do corpo, a vagina conserva muitas bactérias. Uma peça mal colocada nesse local pode causar sérios problemas, como infecções e até mesmo perda da sensibilidade no órgão. No lábio interior, a cicatrização demora até seis semanas.

Se você gosta do assunto, talvez você também se interesse por essa outra matéria: Quais os lugares mais dolorosos para se tatuar?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+