Para muitas pessoas, viajar de avião é um sonho. E aqueles que já viajaram sabem o quão prática e confortável é essa experiência. Mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas têm medo desse tipo de viagem, principalmente no pouso e decolagem dos aviões.
Nesses momentos muitos passageiros ficam apreensivos, até mesmo porque eles não sabem o motivo de determinada coisa estar acontecendo. Por exemplo, quando o avião está se preparando para decolar, ele demora um pouco, porque só depois que ele chega a uma velocidade é que a aeronave decola. E quanto tem que ser essa velocidade?
Isso depende, especialmente de fatores como densidade do ar, velocidade, área da asa e formato do aerofólio ângulo de ataque, que é a inclinação da água. Na hora da definição da velocidade de decolagem o peso do avião tem um papel fundamental.
Pouso e decolagem dos aviões
Decolagem
Em aviões comerciais grandes, os pilotos colocam os dados no computador de bordo e o sistema dá as velocidades necessárias. No caso da decolagem, são três velocidades que tem de ser observadas. São elas:
V1 – velocidade máxima para o piloto interromper a decolagem. Quando essa velocidade é ultrapassada, a aeronave não pode mais parar antes do fim da pista.
Vr – velocidade de rotação do avião. Ela é quando o piloto puxa o manche para começar a tirar o avião do chão. Essa velocidade é calculada com relação a temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, peso da aeronave, altitude da pista, vento e configurações da aeronave.
V2 – velocidade de decolagem e subida. Essa velocidade tem que ser atingida depois de cruzar a cabeceira da pista. É essa a velocidade que garante que o avião irá conseguir voar em segurança e controle.
Essas velocidades variam conforme as condições de cada voo, do aeroporto em que o avião está, do número de passageiros, carga, combustível e condições do clima. Geralmente elas variam entre 110 nós (203 km/h) e 150 nós (278 km/h).
Pouso
Da mesma forma que na decolagem, a velocidade do pouso varia não somente por conta do avião, mas conforme as configurações da aeronave no momento em que o pouso for acontecer. Por exemplo, nos jatos comerciais eles normalmente tocam a pista de pouso com uma velocidade entre 130 nós (240 km/h) e 145 nós (268 km/h).
Se o pouso for no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, por exemplo, um Boeing 737 pode pousar com cerca de 135 nós (250 km/h). Depois que ele toca o solo, a aeronave começa uma frenagem rápida. E em menos de 30 segundos já sai da pista de 1.325 metros.
Geralmente, os aviões começam o procedimento de se aproximar quando estão aproximadamente cinco minutos para o pouso com uma velocidade de 205 nós (380 km/h). Na descida, a aeronave diminui a velocidade até chegar a cerca de 188 nós (348 km/h) quando chega a três mil metros do solo. Essa descida continua com o avião desacelerando até cerca de 130 nós (240 km/h) e 145 nós (268 km/h), quando ele toca o solo.
Assim como na decolagem, os valores são variáveis conforme o tipo de avião, peso no momento do pouso, condições do clima e da pista do aeroporto.
Curiosidades
Tanto o pouso como a decolagem dos aviões são feitos contra o vento. Isso acontece porque correndo contra o vento a sustentação das aeronaves é aumentada e isso faz com que as operações sejam mais seguras. Veja mais algumas curiosidades sobre esses momentos.
Por que o piloto avisa quando chega a 10 mil pés após a decolagem ou antes do pouso?
Esse aviso é feito para que a tripulação saiba que pode entrar em contato com os pilotos. Isso porque quando os aviões chegam a 10 mil pés, a cabine de comando é estéril. E antes desse momento, ela é chamada de cockpit estéril, o que quer dizer que não pode ter nenhuma contaminação para que os pilotos tenham uma concentração maior.
Outro ponto de aviso dos pés é para que o uso dos aparelhos eletrônicos seja liberado.
Quando o aviso é feito no momento da descida, ele serve para que a comunicação com os pilotos seja interrompida por segurança. Normalmente, o aviso é feito através do sistema de som com a mensagem “Tripulação, dez mil pés”, ou algo parecido.
Com relação à altitude de um voo comercial, ela varia entre cerca de 9.000 a 12.000 metros, ou 30.000 a 40.000 pés. Isso é ideal para que os aviões tenham eficácia e desempenho, e dá um ambiente mais favorável para a aerodinâmica e diminuindo a resistência do ar.
Por que o encosto das poltronas deve estar na vertical durante o pouso e decolagem dos aviões?
Isso é pedido para que possa ser feita uma evacuação rápida no caso de alguma emergência. Até porque, a maior parte dos acidentes com aviões acontecem no momento do pouso ou da decolagem, e o tempo que a tripulação tem para dar instruções é bem pequeno.
No caso de acidente, as poltronas são a maior proteção dos passageiros. Então, se a cadeira estiver inclinada, a pessoa pode ser arremessada para trás e pode acabar atingindo o passageiro atrás dela.
Outro motivo para isso é a segurança. Isso porque em uma desaceleração brusca o corpo é jogado para frente e pode causar ferimentos se ele colidir com a mesa. E a mesa pode acabar sendo um obstáculo grande no caso de uma evacuação de emergência. Por conta disso que elas têm que estar fechadas e travadas no momento do pouso e da decolagem.
Fonte: UOL, Olhar digital