Qual é o significado do "T" amarelo presente em embalagens de alimentos?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      10/06/15 às 16h10

Você já notou que grande parte dos alimentos possui um triângulo equilátero amarelo com um "T" na embalagem? Sabe o que isso significa?

Esse símbolo aponta que os alimentos são transgênicos, ou seja, foram modificados geneticamente. Há dez anos a lei 11.105/2005 obriga as empresas a indicarem se utilizam ou não os transgênicos em produtos de consumo humano ou animal.

No entanto existe uma tolerância, o símbolo só é utilizado para alimentos com mais de 1% de transgênicos na sua composição.

doritos

O que são alimentos transgênicos?

transgênico

Muita gente tem alguma ideia do que são transgênicos, mas mesmo assim não entende bem a definição. De acordo com especialistas, transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório.

Dessa maneira, o código genético de uma espécie é alterado com introdução de novos genes provenientes de uma outra espécie. A nova sequência de DNA faz com que estes organismos desenvolvam uma nova característica ou também produza novas substâncias.

Risco para a saúde

transgênico 2

Embora possam fazer com que os alimentos se tornem mais resistentes e apresentem características aparentemente melhores, alguns cientistas apontam que os alimentos modificados geneticamente podem causar alguns malefícios à saúde.

O Instituto de Nutrição de York, localizado na Inglaterra realizou uma pesquisa em 1999 que constatou o aumento de 50% na alergia a produtos à base de soja. De acordo com os pesquisadores, o resultado poderia ser atribuído ao consumo de soja geneticamente modificada.

Além do risco de alergias, o aumento de resistência a antibióticos também é uma ameaça. Já que para se certificar de que a modificação genética foi bem sucedida, os cientistas inserem genes de bactérias resistentes a antibióticos. O que pode causar aumento da resistência a antibióticos nos seres humanos.

Outros fatores negativos, de acordo com pesquisadores, também são aumento de substâncias tóxicas nos alimentos, além de uma maior quantidade de resíduo de agrotóxico, já que a resistência a agrotóxicos em transgênicos pode ser maior.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+