Curiosidades

Qual é o material mais resistente do mundo?

grafeno
0

Pergunte à maioria das pessoas qual é o material mais forte conhecido pelo homem, e temos 99% de certeza de que eles dirão que é o diamante. Bem, eles estariam errados.

Atualmente, materiais extremamente resistentes estão sendo desenvolvidos na vanguarda do desenvolvimento científico humano, graças à sua capacidade de ultrapassar os limites da construção, fabricação, indústria e da própria ciência. Isso porque materiais fortes normalmente têm outras propriedades interessantes. Vamos descobrir quais são os materiais mais fortes que existem.

Carbeto de Silício

carbeto de silício

Reprodução

Este é o material básico usado em tanques de batalha. Na verdade, é usado em quase tudo que desvia balas, tritura ou refrata. Tem uma classificação de resistência Mohs de 9 e também tem uma baixa expansão térmica.

Nitreto de boro cúbico

Aproximadamente tão forte quanto o diamante, o nitreto cúbico de boro tem uma grande vantagem: é insolúvel em níquel e ferro em altas temperaturas. Por esta razão, pode ser usado para usinar esses elementos (o diamante forma nitretos com ferro e níquel em altas temperaturas).

Dyneema

Tem sido reivindicada como a fibra mais forte do mundo. Talvez a coisa mais incrível sobre isso é que apesar de ser mais leve que a água, o material pode parar as balas!

Ligas de titânio

As ligas de titânio são extremamente flexíveis e possuem alta resistência à tração, mas não são tão duras quanto as ligas de aço.

Metal líquido

Desenvolvida na Caltech, esta substância é muito completa em termos de força. É basicamente pau para toda obra. Isso porque possui altos níveis de dureza, resistência à tração e resistência à fadiga.

Nanocelulose

Feito de polpa de madeira, este novo material maravilhoso é mais forte que o aço! Também é mais barato. De fato, a nanocelulose tem sido considerada uma alternativa menos dispendiosa ao vidro e à fibra de carbono.

Dentes de lapa

Os dentes das lapas (caracóis aquáticos) são extremamente resistentes. Eles precisam ser, porque são usados ​​para remover algas das superfícies das rochas. Os cientistas acreditam que, no futuro, poderíamos copiar a estrutura fibrosa dos dentes da lapa e usá-la em carros, barcos e até aviões.

Aço Maraging

Esta substância combina extrema resistência e tenacidade sem perder a maleabilidade. Assim, o material encontra muitos usos em tecnologias aeroespaciais e de ferramentas.

Ósmio

Elemento extremamente denso, o ósmio é usado para coisas que exigem um alto nível de durabilidade e dureza (contatos elétricos, canetas tinteiro, etc).

Kevlar

Usado em tudo, desde peles de tambor até coletes à prova de balas, o kevlar é quase sinônimo de dureza. Kevlar é um tipo de plástico que possui uma resistência à tração extremamente alta. Na verdade, sua resistência à tração é aproximadamente 8 vezes maior que a de um fio de aço! Ele também pode suportar temperaturas de cerca de 450 ℃.

Spectra

O polietileno de alto desempenho é basicamente um plástico muito forte. Este fio leve e forte pode suportar uma quantidade incrível de tensão e é dez vezes mais forte que o aço. Semelhante ao kevlar, o Spectra também é usado para coletes, capacetes e veículos blindados resistentes à balística.

Grafeno

grafeno

Reprodução

Como um alótropo de carbono, uma chapa de um átomo de espessura é 200 vezes mais forte que o aço. Embora pareça ser frágil… boa sorte tentando perfurar o material! Você teria que equilibrar um ônibus escolar em cima de um lápis em cima do grafeno para fazer um buraco na folha!

Buckypaper

Esta nanotecnologia é feita de tubos de carbono que são 50.000 vezes mais finos que o cabelo humano. Isso explica por que é 10 vezes mais leve que o aço, mas 500 vezes mais forte.

Microrrede metálica

O metal mais leve do mundo, a microrrede metálica também é um dos materiais estruturais mais leves da Terra. Alguns afirmam que é 100 vezes mais leve que o isopor! Como um material sintético e poroso, mas extremamente forte, tem uso em muitos campos da engenharia. A Boeing mencionou usá-lo na fabricação de aviões, principalmente no piso, nas armações dos assentos e nas paredes.

Nanotubos de carbono

Os nanotubos de carbono (CNTs) são, em termos simples, “fibras ocas cilíndricas sem costura” que são compostas por uma única folha de grafite puro. O resultado é um material extremamente leve. Na nanoescala, os nanotubos de carbono exibiram resistências 200 vezes maiores que as do aço.

Aerografeno

Também conhecido como aerogel de grafeno, imagine a dureza do grafeno combinada com uma leveza inimaginável. Você não pode imaginar isso não é? Bem, vamos torná-lo ainda mais inimaginável… é 7 vezes mais leve que o ar! Este material incrível pode se recuperar completamente após mais de 90% de compressão e pode absorver até 900 vezes seu próprio peso em óleo. Há esperança de que este material possa ser usado para limpar derramamentos de óleo.

Substância sem nome em desenvolvimento no MIT

Os cientistas do MIT acreditam ter encontrado o segredo para maximizar a força bidimensional do grafeno em 3 dimensões. Sua substância ainda sem nome pode ter aproximadamente 5% da densidade do aço, mas 10 vezes a força.

Carbino

Apesar de ser apenas uma única cadeia de átomos, o carbino tem o dobro da resistência à tração do grafeno e três vezes a rigidez do diamante.

Nitreto de boro wurtzita

Esta substância natural é produzida sob a intensidade de explosões vulcânicas e é 18% mais dura que o diamante. É uma das duas únicas substâncias naturais que recentemente foram encontradas excedendo os diamantes em termos de dureza. O problema é que não há muito dessa substância por aí e é difícil testá-la.

Lonsdaleita

Fonte: Super Interessante

Também conhecido como diamante hexagonal, essa substância é feita de átomos de carbono, mas eles são organizados de maneira diferente. Junto com o nitreto de boro wurtzita, é uma das duas substâncias naturais que são mais duras que o diamante. Na verdade, é 58% mais dura! Tal como acontece com a substância anterior, no entanto, é relativamente escasso. Às vezes é formado quando meteoritos contendo grafite impactam a Terra.

Fonte: Terra

Rebeca Andrade, a campeã olímpica que ainda vai quebrar muitos recordes

Artigo anterior

Conheça o drone chinês que bate asas e que quebrou recorde mundial

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido