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Qual o melhor horário para praticar exercícios físicos?

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Não é novidade que a prática de exercícios físicos contribui para a melhora da saúde de cada indivíduo. Independente do horário, a atividade física é importante e resulta em muitos benefícios. No entanto, existe um melhor horário para fazê-la? Pesquisadores apontam que sim. 

O esporte praticado pela manhã pode ter uma quantidade de benefícios ainda maior em relação àquele realizado durante a tarde ou até mesmo à noite. Em relação a um horário específico, é possível apontar como mais vantajoso o exercício realizado entre 6h e 8h da manhã. As razões para isso são várias. 

O metabolismo acelera

A primeira vantagem para a prática de exercícios pela manhã é a aceleração do metabolismo. É claro que isso ocorre em qualquer horário que se pratique um esporte, mas, se feito pela manhã, há um bônus de que a pessoa pode usufruir disso por mais tempo. Se os exercícios forem praticados à noite, é provável que a pessoa durma pouco tempo depois e, então, o benefício a respeito do metabolismo acelerado não será tão grande.

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Maior gasto calórico

Com o metabolismo acelerado, o gasto calórico é maior. Por conta disso, é possível que o indivíduo queime mais calorias durante o dia. Esse é um ponto positivo para a perda de peso (para aqueles que possuem esse objetivo). É importante ressaltar que a prática de exercícios vai muito além da perda e peso e pode ser adequada para diversos objetivos.

Exercícios liberam endorfina

Essa é mais uma vantagem que pode ser apreciada com a realização de exercícios em qualquer horário do dia. Contudo, se o exercício for realizado pela manhã, a pessoa que o pratica pode usufruir da endorfina (que é o hormônio do bem-estar) durante todo o dia. Além disso, o exercício matinal e a liberação de endorfina ao longo do dia contribuem para uma boa noite de sono. 

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Por que não é recomendado praticar exercícios pouco antes de dormir?

Para usufruir ao máximo de todos os benefícios que a prática de atividade física pode oferecer, o ideal é que ela seja realizada até 4 horas antes da hora de dormir. Isso porque, muitas vezes, a adrenalina liberada durante a atividade pode deixar o organismo muito agitado à noite, o que dificulta o sono. 

Mas não fique assustado, os esportes ajudam e muito na obtenção de uma boa noite de sono. Eles ajudam a reduzir a ansiedade, a regular a respiração e garantem mais bem-estar físico e mental. O único ponto a ser observado é o horário em que eles são praticados. 

No artigo científico “Effects of Exercise on Sleep” (“Efeitos dos exercícios físicos no sono”), o autor Shawn D. Youngstedt destaca que a atividade realizada entre 4 e 8 horas antes da hora de dormir costuma ser mais benéfica para o organismo. Além disso, o autor propõe a prática dos exercícios com duração aproximada de 1 hora e, preferencialmente, de intensidade moderada. 

Em casos de quem tem histórico de insônia, os cuidados com a prática de exercício à noite deve ser redobrada, já que a adrenalina liberada pode piorar essa situação. Por esses motivos, a realização de exercícios matutinos ganham pontos frente aos outros horários. 

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