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Quanto movimento diário precisamos para contrapor o tempo que ficamos sentados?

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A relação de amor e ódio com exercícios físicos é grande. Existem aquelas pessoas que amam, não vivem sem. Basicamente, elas são do tipo que, se ficarem um dia sem fazer sua atividade física, para elas, é um dia perdido. Contudo, há também aqueles que odeiam e nem conseguem pensar na tortura que é fazer alguma atividade.

Embora todos saibam que praticar exercícios físicos faça bem à saúde, a rejeição à eles continua grande. Eles ajudam a melhorar doenças, perder peso e podem até melhorar o humor. Os benefícios são muitos. No entanto, não é todo dia que estamos dispostos a fazer exercício.

O recomendado é que as pessoas façam, pelo menos, 30 minutos de exercícios por dia, ou 150 minutos por semana para que elas se mantenham saudáveis. Contudo,  30 minutos equivalem a 2% do dia. E a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo sentadas.

Estudo

E conforme várias pesquisas já mostraram, sentar pode ser muito ruim para a saúde de várias formas diferentes. Algumas dessas pesquisas até sugeriram que sentar é tão ruim quanto fumar.

O novo estudo feito mostrou que 30 minutos de exercícios diários não são suficiente para superar os riscos à saúde trazidos por ficar sentado demais. Felizmente esse estudo também revelou que, com um equilíbrio certo entre o tempo de exercício e movimentação, é possível neutralizar os efeitos negativos de sentar.

O estudo foi feito a partir de dados de outros seis estudos diferentes do Reino Unido, Estados Unidos e Suécia que observaram mais de 130 mil adultos. Cada um desses estudos usou um monitor de atividade física para medir os movimentos de uma pessoa e o tempo que ela ficava sentada.

Os participantes de cada estudo foram acompanhados por uma média de quatro a 14 anos para ver se algum dele morreria.

Assim como era esperado, eles descobriram que 30 minutos de exercícios diários diminuíram o risco de morte prematura em até 80% para as pessoas que ficavam menos de sete horas sentadas por dia. Mas o mesmo tempo de exercício não teve  o mesmo efeito para as pessoas que ficavam entre 11 e 12 horas por dia sentadas.

Tempo

Ou seja, o tempo de exercício necessário não é uma coisa tão simples. Um estilo de vida saudável requer mais de 30 minutos de exercício se você for uma pessoa que passa muito tempo sentado.

Para as pessoas que ficam muito tempo sentadas, 30 minutos diários de exercício diminuíram o risco de morte prematura em 30% quando foram combinados com quatro ou cinco horas de movimentos leves por dia, como por exemplo, fazer compras, cozinhar ou cuidar do quintal.

É possível pensar nessa mistura de atividades leves, exercícios e sentar como um coquetel. E para viver um estilo de vida ativo existem várias receitas que as pessoas podem escolher para ter os mesmos benefícios.

Benefícios

Em outras palavras, combinações diferentes de exercício e movimento podem ser usadas para compensar os danos de sentar.

As descobertas do novo estudo dão outras visões a respeito do que constitui um estilo de vida saudável. Ao invés da recomendação de que todas as pessoas devem se esforçar para terem 30 minutos de exercícios diários, os resultados do novo estudo mostram que essas recomendações podem ser mais personalizadas. E as pessoas podem adotar uma combinação de atividades que funcionem melhor para elas.

Um ponto importante a ser observado é que o estudo descobriu que seis minutos de atividade leve equivalem a um minuto de exercício moderado ou intenso. O que quer dizer que a pessoa precisa fazer três horas de alguma atividade leve para ter os mesmos benefícios de 30 minutos de exercício.

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