Curiosidades

Qual o país com a menor taxa de natalidade do mundo?

0

De acordo o último relatório do Fundo de População das Nações Unidas, a Coreia do Sul tem a taxa de natalidade mais baixa do mundo. O documento, que aborda o estado da População Mundial, foi divulgado nesta quarta-feira, 14/04.

Conforme aponta o relatório – produzido anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) -, a Coreia do Sul ficou entre os últimos 198 países. A taxa de fertilidade no país é de 1,1 por mulher. A porcentagem em questão é uma referência ao número médio de filhos que uma mulher gera ao longo da vida.

O relatório

Segundo consta no documento, a taxa de fecundidade na Coreia do Sul teve uma drástica queda. Em 2019, o país ocupava o 192º lugar. À data, a taxa de fecundidade era de 1,3. A taxa de natalidade na Coreia do Sul se mostrou promissora apenas em 2008, no entanto, nos anos subsequentes, começou a diminuir.

Nos últimos anos, o Escritório Nacional de Estatística da Coreia do Sul chegou a informar que a taxa de fertilidade havia caído para 0,918. Mesmo com queda na taxa de natalidade, em termos de comparação entre a Coreia do Sul e outras regiões, os dados levantados pela ONU variam ligeiramente.

De acordo com uma reportagem publicada pelo portal de notícias UPI, a Coreia do Sul está completamente ciente da queda, mas poucas políticas têm sido eficazes para resolver o problema.

Segundo aponta o relatório da ONU, as longas horas de trabalho e/ou a falta de oportunidades de emprego na competitiva Coreia do Sul são os principais motivos para que a taxa de natalidade se mantenha relativamente baixa. O documento aponta também como uma outra possível causa a queda no número de casamentos entre sul-coreanos na faixa dos 20, 30 e 40 anos.

Outros possíveis motivos

Nas redes sociais sul-coreanas, usuários revelaram que a queda na taxa de natalidade se dá principalmente pela disparidade dos preços das casas. Para muitos, o atual momento torna inóspita a possibilidade de contrair matrimônio e constituir uma família.

Em meio a situação, a parcela da população sul-coreana com 65 anos apresentou um leve aumento, passando de 15,8%, em 2019, para 16,6%, em 2020. “O envelhecimento da população acaba proporcionando um peso financeiro ao país”, informou a Bloomberg, empresa privada de finanças, software, dados e mídia, nesta terça-feira 13/04.

Andreas Bauer, chefe do Fundo Monetário Internacional da Coreia do Sul, revelou ao portal de notícias UPI que os constantes investimentos no setor da saúde e a disponibilização de outros custos representam uma preocupação para o atual governo. Segundo Bauer, o PIB, por conta disso, deve subir para 69,7% até 2026.

De acordo com o atual governo, a situação econômica atual que o país se encontra é administrável, mas a política fiscal precisa seguir sendo analisada.

Hoje

Dados apresentados pelo portal Worldometers revelam que a população atual da República da Coreia é de 51.304.01, o que equivale a 0,66% da população mundial. A densidade populacional no país é de 527 por quilômetro quadrado, ou seja, 1.366 pessoas por quilômetro quadrado. Cerca de 81,8% da população é urbana – 41.934.110 pessoas. A idade média na Coreia do Sul é 43,7 anos e a expectativa de vida é 83,50 anos.

Os dados apresentados pelo portal Worldometers sao atualizados diariamente por um algoritmo.

Esse é o tempo que a onda da maconha realmente dura, segundo a ciência

Matéria anterior

Polícia resgata crianças que eram usadas em ritual religioso contra COVID-19

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.