• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quantas flexões você pode fazer? Número pode indicar problema no coração

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      25/02/19 às 14h02

Você é o tipo de pessoa que não consegue realizar nem mesmo 10 flexões? Os braços falham e você cai no chão antes do 10 até? Bom, isso pode ser um sinal preocupante. Ao menos de acordo com essa pesquisa, pode ser que você tenha uma maior predisposição a sofrer com um problema no coração. As enfermidades  cardíacas são um problema mundial, são cerca de 17 milhões de pessoas que lidam com o mal em todo o globo. No Brasil, a taxa anual de mortes causadas em decorrência da doença chega a 300 mil por ano.

Esse estudo realizado pela Universidade de Harvard mostrou que os homens que conseguem realizar mais que 40 flexões tem menos chance de sofrer um problema cardíaco. Como? Porque a capacidade de realizar o exercício está diretamente ligado ao preparo físico e à saúde. Entenda sobre o método das flexões e como ele pode ser mais prático que o exame na esteira.

Estudo das flexões

O estudo acompanhou 1104 bombeiros do sexo masculino, com vida ativa e com idade média de 39,6 anos no início do estudo. Isso porque esses homens foram acompanhados por uma década. Os voluntários eram avaliados de acordo com a quantidade de flexões que conseguiam fazer, o máximo eram 80. O desfecho foi de que os homens que conseguiam realizar a metade desse total ou mais eram mais saudáveis.

Durante essa uma década de estudo e acompanhamento, 37 dos voluntários sofreram com algum problema ligado à doenças cardiovasculares. Insuficiência cardíaca, morte súbita cardíaca ou diagnóstico de doença arterial coronariana foram alguns dos diagnósticos. Dos 37 que sofreram com o mal, apenas 1 deles conseguia realizar mais de 40 flexões. De acordo com um dos pesquisadores envolvido no estudo, os candidatos que realizavam mais de 40 flexões tinham 96% menos chance de sofrer um acidente cardiovascular, em comparação com aqueles que realizavam menos de 10 flexões.

Uma nova forma de exame?

Você deve saber que o exame mais usual para investigar problemas cardíacos são realizados na esteira. No entanto, esse método pode ser ainda mais eficiente e econômico, já que não requer a compra de nenhum equipamento. No entanto, como foi realizado apenas com bombeiros, o estudo não é representativo para todos os segmentos da sociedade. Como foi realizado com um grupo muito específico, os resultados não podem ser sólidos para outras pessoas.

Apesar disso, sua exatidão chama a atenção para sua efetividade. Afinal, dos 37 homens que sofreram com algum problema, apenas 1 deles fugiu a regra estudada. O exame pode não servir para os outros grupos, mas podem ser úteis para os homens da mesma faixa etária. Como nós dissemos, os custos tornam as coisas mais rápidas e assertivas. E como os próprios pesquisadores disseram, ele é facilmente compreendido pelo médico e também pelo paciente.

Você deve estar se perguntando, mas o que as flexões tem a ver com o meu coração? Acontece que sua capacidade de realizá-las, está ligada a sua capacidade aeróbica e a sua aptidão física. E já não deve ser novidade que isso está diretamente ligado à sua saúde e à saúde do seu coração. Então se você tem um histórico familiar com relação a problemas cardíacos e não tem uma vida muito ativa, talvez seja a hora de começar a se movimentar mais.

E você, quantas flexões consegue realizar? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com aquele amigo que vive no sedentarismo.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+