Curiosidades

Quanto tempo um vampiro levaria para tomar todo o seu sangue?

0

Os vampiros fazem parte da arte e literatura há anos. Um certo fascínio e curiosidade giram em torno desse mito. E mesmo após anos, os vampiros continuam sendo retratados em livros, filmes, novelas e séries de TV. Inclusive, nas mais variadas formas possíveis. Contudo, o mais famoso deles é o Drácula. A história de Drácula teve sua origem no príncipe romeno, Vlad Tepes (1431-1476). E posteriormente, inspirou o escritor, Bram Stoker, a criar o Drácula, como o conhecemos hoje.

Mas, quanto tempo um vampiro levaria para tomar todo o sangue de uma pessoa? Para responder a essa pergunta, uma equipe de estudantes universitários de Leicester, resolveu realizar um estudo. Nesse estudo, usavam a ciência dos vampiros com o estudo da dinâmica de fluidos (parte da física que estuda o comportamento de líquidos). O intuito era saber, ao certo, quanto tempo levaria para esgotar o sangue de alguém.

História dos vampiros

O mito do vampiro teve origem nas aldeias da Europa Central. As pessoas que viviam nas aldeias buscavam uma explicação para as diversas doenças que os afetavam. E acreditavam que, os vampiros voltavam dos mortos para buscar pessoas próximas a eles.

Mas uma coisa é certa, independente do período de tempo, ao longo da história, o ser humano sempre procurou explicações para aquilo que estava além de sua compreensão. E para aquilo que não podiam explicar, se criava os mitos e as lendas, como a do vampiro.

Há vários mitos, envolvendo a lenda dos vampiros, por exemplo, estão mortos, eles não sobrevivem à luz do dia, não gostam de alhos, crucifixo ou água benta. E claro, eles precisam de sangue para sobreviver.

E assim, ao longo dos anos, vampiros de todos os estilos foram retratados pela arte e literatura. Desde Drácula, até vampiros como os da franquia de filmes Anjos da Noite.

Tempo que o vampiro leva para tomar todo sangue do corpo humano

Então, quanto tempo um vampiro levaria para tomar todo sangue do corpo humano? Sabemos que, no corpo humano, 7% ou 8% em média do peso, é composto por sangue (aproximadamente 5 litros, em um adulto).

Pensando nisso, quatro pesquisadores da Universidade de Leicester realizaram um teste para comprovar exatamente o tempo necessário para que o sangue seja drenado do corpo.
Eles levaram em conta, o quão fácil seria para o vampiro morder o pescoço de sua vítima. Do mesmo modo, avaliaram a quantidade de sangue drenado, antes que a pressão arterial caia. E assim, os batimentos cardíacos diminuam e a pessoa perdia os sentidos. E por fim, calcularam a velocidade do fluxo sanguíneo da artéria carótida externa, que é a principal via de sangue que sai do coração.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o ideal seria que fossem drenadoa 15% do fluxo sanguíneo. Em suma, porque, dessa forma, o vampiro não mataria sua vítima. Portanto, ele levaria cerca de 6 minutos e 40 segundos ingerir 50 ml de seu sangue.

“As aplicações práticas para este estudo em particular, podem parecer evasivas; a maior parte do seu valor serve de ferramenta de ensino para os seus autores estudantes, que podem, um dia, ser comunicadores da ciência. E isto é, enfaticamente, sobre comunicação, como uma nova forma de aplicar a ciência”, diz o Dr. Cheryl Hurkett, professor de física, na Universidade Leicester’s Centre.

No entanto, os pesquisadores admitem que, se o vampiro sugar ativamente nas perfurações, a perda de sangue seria mais rápida. E, consequentemente, tornaria o processo mais eficiente. Pelo menos, do ponto de vista do vampiro.

Existe uma cidade secreta no Walt Disney World?

Matéria anterior

Novo trailer de Dragon Ball FighterZ mostra Gogeta Super Saiyajin Blue em ação

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar