Mundo Animal

Quer levar o seu peixe de estimação para passear?

0

Aqueles que acham que peixes são animais de estimação sem graça alguma estão prestes a mudar de ideia. Isso mesmo. E sabe por quê? Porque uma empresa japonesa acaba de criar um recipiente peculiar, capaz de ajudar os donos a levarem seus peixes para passear. O produto, cujo formato lembra o de um contêiner, permite que o animal seja realocado sem ocasionar danos.

O recipiente

Conhecido como bolsa katsugyo, o aquário portátil é um tubo longo, com uma seção intermediária transparente, uma alça e um medidor que monitora a saturação de oxigênio da água. O produto, conforme as informações compiladas pelo portal de notícias Odditycentral, foi desenvolvido pela empresa “Ma Corporation” e tem como objetivo se tornar uma alternativa mais elegante, eficiente e ecologicamente correta que os sacos de plásticos que são utilizados para o transporte de peixes.

Por ser algo inédito, a bolsa katsugyo segue sendo testada. Portanto, ainda não se sabe quando o produto estará disponível no mercado. Os envolvidos na elaboração do recipiente ainda precisam realizar novas análises para se certificar da equidade do mesmo. Todo o trabalho está sendo documentado no Instagram.

A julgar pelas fotos e vídeos do aquário portátil que foram publicadas no Instagram desde outubro do ano passado, o peculiar recipiente segue em processo de evolução. Em comparação com as versões anteriores, os novos protótipos, além do medidor de oxigênio, também possuem mecanismo que facilitam a alimentação dos peixes que futuramente serão transportados.

Os inventores da bolsa katsugyo também estao realizando experiências com várias espécies de peixes. Nessa parte do processo, os especialistas querem saber qual espécie se adaptará melhor ao novo entorno – para os envolvidos, até o momento, a cavala, uma espécie de peixe que está acostumada a se locomover mais em um ambiente aquático, é um dos peixes que pode não se adequar ao aquário.

Os comentários postados na maioria dos uploads do Instagram apontam que a bolsa katsugyo pode ser um sucesso no setor comercial – não apenas no Japão, mas também em diversas outras regiões. Muitos dos usuários da rede social em questão demonstram uma certa curiosidade em relação ao produto. Os questionamentos mais comuns nas publicações envolvem o custo e os locais de venda. De um modo geral, a maioria dos usuários parecem apoiar o projeto.

Embora a sacola katsugyo esteja sendo desenvolvida para atender a funcionalidade de um tanque portátil para peixes de estimação, o portal de notícias Odditycentral revelou que o recipiente pode ser usado por aqueles que são fãs de sashimi – afinal, o produto garante que a refeição favorita dos adeptos da culinária japonesa esteja o mais fresca possível.

Estresse

Todos nós sabemos que é extremamente comum encontrar peixes estressados em diversos aquários. Para o portal Agrosete, esse estresse – que é qualquer condição que influencie o estado fisiológico normal do peixe -, na maioria das vezes, é fruto da falta de conhecimento do aquariofilista.

Portanto, quando o produto acima estiver disponível no mercado, é preciso ter conhecimento de certas circunstâncias. Um dos fatores que deve se levar em consideração é a qualidade da água. De acordo com o portal Agrosete, se a água estiver fora dos parâmetros essenciais de pH e temperatura, ou conter substâncias tóxicas, como amônia, nitrito e nitrato, o peixe, pode, sim, desencadear ondas de estresse.

Nesse ínterim, é importante ressaltar também a questão do manejo, o qual deve ser o mais cuidadoso possível. A forma como se transporta o animal deve envolver muita cautela, calma e tranquilidade, pois a movimentação em excesso, certamente, desencadeará estresse no animal.

Zapatistas mexicanos afirmam que vão invadir a Espanha

Artigo anterior

Abrigo de animais tenta encontrar um dono para o maior cachorro de todos os tempos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido