Ciência e TecnologiaCuriosidades

A resposta sobre qual planeta está mais próximo da Terra vai te surpreender

0

Quando estamos na escola, aprendemos várias coisas. Algumas lembramos para o resto da vida, outras vamos esquecendo pela falta de uso em nosso dia a dia, e há ainda aquelas coisas que aprendemos tomando como certas e seguimos com nossa vida. Um exemplo disso é a ordem dos planetas que nos é passada na escola: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

E logo depois, aprendemos a posição dos planetas e qual fica mais próximo do nosso planeta. Mas por mais que pensávamos que essa resposta era certeira, as coisas não são bem assim. A distância dos planetas está sempre mudando.

Aprendemos que Marte e Vênus são sempre os planetas mais próximos de nós, mas em alguns momentos, nenhum deles está na verdade mais próximo da Terra. Isso foi dito no programa de rádio More or Less que analisa números e estatísticas do cotidiano.

Distância

A verdade é que cada planeta tem seu ritmo para orbitar o sol e isso faz com que as distâncias entre eles esteja sempre mudando. E para saber qual realmente é o planeta mais próximo da Terra é necessário fazer uma média.

E foi isso que o programa de rádio fez com a ajuda do especialista em estatísticas, Oliver Hawkins. E o especialista conseguiu estimar qual planeta estava mais perto do nosso cada dia nos últimos 50 anos.

E com esses cálculos ele conseguiu ver qual foi o planeta ficou mais perto do nosso, e este foi Mercúrio. Quem explicou esse fenômeno foi o professor de Geociência Planetárias da Open University do Reino Unido, David A. Rothery.

“A ordem dos planetas, a partir do Sol, é: Mercúrio, Vênus e Terra, mas quando Vênus está do outro lado do Sol, fica muito longe de nós”, explica. E pela órbita de Vênus, ele pode chegar muito perto do nosso planeta, sendo seguido por Marte. E às vezes, Marte fica tão próximo de nós enquanto com Vênus a distância é enorme.

“E, embora Marte seja potencialmente o segundo planeta mais próximo do nosso planeta, o que passa mais tempo perto da Terra é Mercúrio”, confirmou. Segundo as estatísticas, no último meio século, o menor planeta e mais próximo do sol foi o mais próximo da Terra 46% do tempo. O segundo planeta foi Vênus ficando 36% do tempo mais próximo de nós. E Marte, que todos acham que é o planeta mais próximo, ficou 18% do tempo próximo de nós.

Planetas

Talvez a confusão sobre Marte seja porque o planeta despertou interesse que ele conseguiu nas agências espaciais. Mas a razão não é por causa da distância, mas sim pelas características do planeta. “Marte é um lugar que poderia abrigar vida e sua superfície não é muito quente. Uma nave espacial poderia operar lá por um longo tempo. Por outro lado, se você pousar em Vênus, é muito quente, porque a atmosfera densa retém o calor”, explicou.

Com relação a Mercúrio fica mais complicado. “É o planeta mais difícil de alcançar porque quando você vai para Mercúrio você se aproxima do Sol e vai ganhando velocidade (…) o que torna mais complicado entrar na sua órbita”, comenta.

7 coisas que você precisa saber sobre The Good Doctor

Matéria anterior

A incrível e trágica história de amor entre Freddie Mercury e Jim Hutton

Próxima matéria

Você pode gostar